Frango com hormônio, leite com pus, coronavírus em tudo o que é canto…
A democratização da tecnologia foi um grande avanço em nossa sociedade. Por outro lado, trouxe uma série de inseguranças por conta do grande fluxo de informações equivocadas, tendenciosas e/ou parcialmente corretas.
De olho nisso os alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária da FMU, instituição do município de São Paulo/SP, desenvolveram ao longo do semestre um projeto ambicioso e importante: levar informação de fontes seguras para a população através de linguagem direta e simples.
Esse projeto foi desenvolvido pelos alunos das disciplinas Tecnologia dos Produtos de Origem Animal, Higiene e Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal e Sanidade Animal, sob orientação do professor André Luiz Assi e apoio dos professores Maria Gabriela Xavier e Vanessa Storillo, além da coordenadora do curso Ana Cláudia Balda.
A proposta foi aproximar o aluno ao dia a dia das pessoas e das famílias não apenas através dos animais de estimação, mas também compartilhando seus conhecimentos técnicos essenciais para uma alimentação saudável e segura dos produtos de origem animal.
Os principais motivadores aos alunos realizarem essa atividade foram planejar uma ação de extensão que contribuísse com a população, em especial suas comunidades locais; relacionar os conteúdos de forma multidisciplinar; vivenciar um pouco da prática profissional.
foram abordados temas como doenças transmitidas por alimentos, lácteos, cárneos, cuidados ao fazer compras, pescado, mel, ovos, além de conceitos epidemiológicos, leishmaniose, parvovirose e cinomose.
Os trabalhos mostram que os alunos são capazes de realizar excelentes projetos independente de origem e formação, usando de suas características pessoais e talentos.
Confira abaixo os trabalhos:
Para ver os vídeos no Youtube Clique Aqui