Associações

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS E CONGÊNERES (ABIAD)

Associação com objetivo de congregar entidades em geral e a iniciativa privada no país, que se dediquem à indústria de alimentos para fins especiais, fazendo interface perante o poder público e mitigando a melhoria técnica do setor.

Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)

Foi pensando neste objetivo que em 31 de agosto de 1949, no Rio de Janeiro (RJ) na época capital da República, a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) nasceu. Fundada com o nome Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), foi a primeira entidade ligada à profissão. Ao longo dos anos, empreendeu – e venceu -, diversas batalhas em prol da profissão, gerando inúmeros benefícios à sociedade brasileira. Um dos principais capítulos foi a realização, em 1958, do 1º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), com o objetivo de que as associações estaduais a ela se filiassem, sob a forma de seções.

ABITRIGO

Representamos a indústria nacional de moagem de trigo, defendemos os interesses do setor e o fortalecimento de toda a cadeia de produção.

CSA

De que forma se pode nos dias atuais, apesar de uma economia de mercado globalizada, manter-se uma agricultura familiar e diversificada, uma agricultura que produz alimentos frescos e saudáveis e ao mesmo tempo protege e cuida da natureza e da cultura de suas paisagens?

ABCS

Fundada a 13 de novembro de 1955, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS – foi instituída com o objetivo de favorecer o desenvolvimento tecnológico do setor. Teve papel decisivo no melhoramento genético do rebanho brasileiro e, hoje, articula em vários campos soluções para as demandas dos produtores de suínos do país.

ABPA

Empresas e entidades das cadeias agroindustriais de aves, ovos e suínos de todo o Brasil reuniram-se no dia 24 de março de 2014 para criar a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que nasceu a partir da junção da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS).

Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)

É a maior representante da indústria da alimentação. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e socioambiental do setor produtivo, em harmonia com os interesses da sociedade e da cadeia do agronegócio, por meio do diálogo, da inovação e da tecnologia, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e para um futuro mais saudável e mais sustentável.

Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC

Entidade criada em 1973 e que desenvolve um trabalho que integra indústrias, varejo, pontos de consumo. São diversos os programas criados e implementados pela ABIC e focados na pureza, na qualidade e, mais recentemente, na sustentabilidade do café.

ABICS

A associação foi instituída em 1972 para representar institucionalmente a indústria de café solúvel do Brasil. As cinco indústrias associadas, dentre as sete em operação no país são: Cacique, Café Iguaçu, Cocam, Realcafé e Café Campinho.

 

https://www.abics.com.br/

 

ABICAB

Representa os principais fabricantes de Chocolate, Amendoim e Balas do País junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos, sendo considerada uma das mais relevantes do mundo, tanto em valor de venda quanto em qualidade e segurança dos produtos.

Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)

Reúne 30 empresas do setor no País, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais.

Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados

A ABIMAPI é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2015, resultado da fusão das entidades ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados) e ANIB (Associação Nacional das Indústrias de Biscoito). A união deu origem a uma das maiores associações do país, reforçando cada vez mais a posição de cada setor e a importância do segmento.