RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO DE SÓDIO E AÇÚCARES EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

A Anvisa publicou em março dois relatórios de monitoramento de alimentos industrializados, referentes aos anos de 2020 e 2021:

  • Relatório do Monitoramento do Teor de Sódio em Alimentos Industrializados (2020 e 2021)
  • Relatório do Monitoramento do Teor de Açúcares em Alimentos Industrializados do ano de 2021

Os resultados das análises da Agência são utilizados pelo Ministério da Saúde (MS) para monitorar o cumprimento das metas estabelecidas nos Planos Nacionais de Redução de Sódio e Açúcares em Alimentos Industrializados, os quais constituem-se em estratégias de saúde pública voltadas para a diminuição da ingestão de sódio e açúcares pela população brasileira.

Esses Planos são resultados de acordos voluntários entre o MS e entidades representativas da indústria de alimentos, com metas para a redução dos teores de sódio e açúcares em categorias prioritárias de alimentos.  A Anvisa é responsável por coordenar os programas de monitoramento, em parceria com os laboratórios oficiais e as Vigilâncias Sanitárias, que realizam a coleta e a análise dos produtos no mercado.

Resultados

Em relação ao monitoramento de açúcares, entre as 11 categorias avaliadas, constatou-se que 81,8% exibiram um teor médio de açúcares dentro dos limites definidos pelo acordo voluntário.

As duas categorias que não atingiram as metas estabelecidas foram as de “biscoitos doces sem recheio” e “biscoitos tipo wafers”.

No caso do sódio, o relatório aponta que 28% dos produtos analisados não atingiram as metas estabelecidas. As categorias mais críticas são: “biscoito salgado”, “bolos prontos sem recheio”, “hambúrgueres”, “misturas para bolo aerado”, “mortadela conservada em refrigeração”, “pães de forma”, “queijo muçarela” e “requeijão”.

Em outras categorias observou-se progresso, como o caso dos “Biscoitos doces tipo maria e maisena”, indicando uma tendência positiva.

Embora ainda haja avanços a serem realizados, os resultados dos monitoramentos oficiais apontam que há grande percentual de alcance das metas pactuadas e que estas foram responsáveis por reduções dos teores médios de sódio e açúcares na maioria das categorias de alimentos priorizadas.

Fonte: Agência Gov

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *