Reconhecimento Internacional da Própolis brasileira

O Dia Mundial das Abelhas, celebrado em 20 de maio, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017 e neste ano o Brasil comemora a data com o reconhecimento internacional da própolis aqui extraída. Apesar de sua regulamentação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), existem barreiras regulatórias para exportação de própolis, uma vez que cada país tem regulamentação própria e a própolis difere de acordo com sua origem.

Nesse contexto a ISO – International Organization for Standardization, criou grupo de trabalho para a elaboração de um padrão internacional de identidade e qualidade de própolis, com a definição dos parâmetros que devem ser atendidos para que o produto seja reconhecido como própolis, evitando-se fraudes. Serão consideradas nesta norma a própolis de álamo (produzida na Europa e na Ásia), a própolis verde e a própolis vermelha (ambas produzidas no Brasil).

O interesse mercadológico do setor de apicultura em se inserir nas discussões da ISO sobre normas para avaliar a qualidade da própolis impulsionou a ABNT (Associação Nacional de Normas Técnicas) a reativar a Comissão de Estudo Especial da Cadeia Apícola em 2020. Hoje, a Comissão representa os interesses brasileiros nas discussões de normas internacionais ISO e, pela primeira vez, o País tem papel de destaque em âmbito internacional, atuando como mediador das discussões do GT coordenado pela China, por meio da presidente da ABEMEL, Andresa Berretta.

Os trabalhos estão em fase inicial, mas representam um grande avanço para o setor apícola nacional, com a padronização e o reconhecimento mundial da própolis brasileira, agregando valor ao produto e coibindo-se falsificações. (Fonte: Apacame e Approach Comunicação, maio 2021)

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *