FRÍGORIFICOS E INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS versus MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID: O QUE MUDOU COM A PORTARIA 19?

Medidas de prevenção e controle da Covid-19 em Frigoríficos e indústrias de laticínios. O que mudou com a nova Portaria?

Por: Marcella Feijó Garrido.

Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Diante do cenário atual causado pela pandemia do coronavírus é de suma importância o cumprimento de medidas de segurança e prevenção contra o vírus em indústrias alimentícias, visto que o abastecimento alimentar da população deve continuar, como frigoríficos e indústrias de laticínios, entre outras.

Diversos frigoríficos em todo o Brasil tiveram suas atividades paralisadas desde abril, impactando o cenário de produção de alimentos. Por exemplo, a unidade de Aves da JBS em Passo Fundo (RS) foi paralisada em 24 de Abril de 2020, devido a surto interno. O frigorífico Avenorte Avícola Cianorte Ltda, localizado no interior do Paraná, teve a suspensão das atividades presenciais, de todos os trabalhadores, dia 22 de Junho de 2020. O laticínio Vale do Pardo em Bataguassu (MS) interrompeu suas atividades dia 15 de Maio de 2020, com supervisão da Secretária Municipal de Saúde do município, após um funcionário testar positivo para a doença.

Perante a atual situação, o Governo Federal publicou um manual com recomendações de prevenção ao contágio da Covid-19 em frigoríficos, no dia 11 de Maio de 2020.  Após tal, foi publicada a Portaria 19, apenas na data 19 de Junho de 2020, em conjunto com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde e Ministério da Economia. A portaria traz medidas de prevenção e controle à transmissão da Covid-19 nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano e laticínios.

As medidas contidas na Portaria em questão muito têm em comum com os programas de boas práticas e autocontrole já necessários à indústria, tais como lavar/higienizar as mãos frequentemente; fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPI); manter distância mínima entre as pessoas; caso não seja possível, fazer uso de máscara cirúrgica e instalação de divisórias impermeáveis entre esses funcionários ou fornecidas viseiras plásticas ou óculos de proteção, além de medidas administrativas como escalas de trabalho diferenciadas. O afastamento de funcionários com suspeitas e de casos confirmados, assim como seus contactantes, é obrigatório por 14 dias, sendo permitido o retorno antes da data prevista, caso o funcionário apresente exame laboratorial descartando o vírus e se estiver sem sintomas por mais de 72 horas.

Resumindo, a Portaria 19/2020 traz alguns aprofundamentos e especificações ao que já deve acontecer em um ambiente de produção de alimentos. Devemos refletir alguns pontos pertinentes com foco na evolução necessária para pós pandemia. Por que da dificuldade em adequação a essa nova realidade além do esperado? Cabendo às indústrias implantar seus programas de autocontrole – PACs e assegurar seu funcionamento, então por que há tanto impacto? Até quando o país se manterá sem ruir com um Custo Brasil que cresce exponencialmente e compromete a soberania nacional?

Outras muitas perguntas podem e devem ser feitas para reflexão e amadurecimento, mas é notória a necessidade de publicação da Portaria a fim de amenizar o amedrontamento gerado à população em relação a pandemia.

Ficam algumas lições ao Brasil. Qualidade e segurança dos alimentos, não podem e nem devem ser negociáveis, ou se converterem a moeda de troca e/ou “boi de piranha” – o primeiro a ser sacrificado. É nítida a necessidade de mudar a cultura organizacional no país como um todo, em especial a adoção de qualidade total de forma autêntica, governança e cultura preventiva. Se assim fosse, seria possível a Portaria 19 ser publicada no início da pandemia, minimizando impactos aos estabelecimentos. Veja abaixo assuntos correlatos:

GOVERNO DETERMINA MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 EM FRÍGORIFICOS E INDÚSTRIAS DE LATÍCINIOS. Governo Federal, publicado em 19 de Junho de 2020. Disponível em <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/governo-determina-medidas-de-prevencao-e-controle-da-Covid-19-em-frigorificos-e-industrias-de-laticinios>

UNIDADE DE ABATE DE AVES DA JBS É INTERDITADA EM PASSO FUNDO. Valor globo/agronegócio, 2020. Disponível em <https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2020/04/24/unidade-de-abate-de-aves-da-jbs-e-interditada-em-passo-fundo.ghtml>

COVID-19: JUSTIÇA DO TRABALHO SUSPENDE ATIVIDADES DE FRIGORIFICO EM CIANORTE (PR) POR PELO MENOS 14 DIAS. Notícias Agrícolas, 2020. Disponível em <https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/granjeiros/262207-covid-19-justica-do-trabalho-suspende-atividades-de-frigorifico-em-cianorte-pr-por-pelo-menos-14-dias.html#.XzQnGOhKjcs>

EM BATAGUASSU LATÍCINIO PARALISA ATIVIDADES APÓS FUNCIONÁRIO APRESENTAR SUSPEITA DE COVID-19. Perfil News, 2020. Disponível em <https://www.perfilnews.com.br/em-bataguassu-laticinio-paralisa-atividades-apos-funcionario-apresentar-suspeita-de-covid-19/>

Fonte: GOVERNO DETERMINA MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 EM FRÍGORIFICOS E INDÚSTRIAS DE LATÍCINIOS. Governo Federal, publicado em 19 de Junho de 2020. Disponível em <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/governo-determina-medidas-de-prevencao-e-controle-da-Covid-19-em-frigorificos-e-industrias-de-laticinios>

 

OBS: esse texto é autoral e contou com orientação da equipe de redação do portal

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

27 thoughts on “FRÍGORIFICOS E INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS versus MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID: O QUE MUDOU COM A PORTARIA 19?

  1. Adorei a reportagem, esse vírus , vendo pelo lado positivo de qualquer que seja a situação , veio para nos mostrar , qual suma importância se fez a higiene.Acredito sim que muitas das empresas alimentícias já tinham esse cuidado, mas agora é extremamente essencial, tanto é que virou “lei”.

  2. em todos os momentos de nossa vida temos que ter e cobrar higienização em nossas alimentacoes seja em casa e nais ainda nas empresas

  3. O Governo deverá sempre estar com o olhar direcionado para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos principalmente com alimentos e higienização pois isto vai atingir diretamente a saude evitando propagação de doenças.

  4. Muito boa a reportagem. Chama a atenção da população para os cuidados necessários antes do produto chegar no mercado.

  5. O texto revela claramente a necessidade de um controle mais rígido do nosso governo não só na higienização dos produtos alimentícios mas,também, um controle mais apurado na qualidade dos produtos manipulados pelas indústrias alimentares.

  6. O texto revela claramente a necessidade de um controle mais rígido do nosso governo não só na higienização dos produtos alimentícios mas,também, um controle mais apurado na qualidade dos produtos manipulados pelas indústrias alimentares.

  7. Boa tarde!

    Informações de relevância para nos atentarmos também para essa questão da alimentação, dado o período de incertezas que estamos vivendo devido ao COVID – 19. Um país como o nosso que teve todas as informações antes e não conseguiu fazer sua lição de casa; como pode “Não chegou a entrar- Isolamento” e a flexibilização devido ao comércio voraz, essa é a conta a pagarmos com nossas vidas. È evidente que existe muita especulação em todos os setores, quando chega se a indústria alimentícia a atenção deverá ser maior; e ainda temos as suposições de estarem contaminados- diga China. Muito a fazer, a acompanhar, a denunciar e cumprir as determinações e protocolos.

  8. Muito importante sabermos que existe um trabalho de qualidade sendo executado, com isso um controle rígido, podemos consumir o alimento com confiança.

  9. Ótimo artigo levando em consideração que o assunto mais relevante do momento e a saúde .
    É necessário medidas preventivas em todos os setores da indústria,mais ainda na área da alimentação. Essa pandemia nos leva a intensificar mais ainda higiene e limpeza em todos os nossos ambientes de convivência.
    Parabéns
    Muito bem escrito !!

  10. Aqui no Brasil é bom que se desenhe realmente o que deve ser feito neste momento de pandemia mesmo que isso ja devesse ser feito desde sempre visto que não existe apenas esta doença no mundo . Agora, se ja pode haver contaminação durante o processo industrial , imagine depois, por quantas mãos
    este produto passa até chegar ao consumidor final?

  11. Muito bom! Por se tratarem de Indústrias e Empresas de Produtos para o consumo humano, todo e qualquer cuidado e prevenção se faz necessário hoje e sempre.

    Como diz a reportagem, se fosse cultural a prevenção e qualidade total nas indústrias seria muito melhor e todos sentiríamos menos o impacto do cenário atual.

  12. Excelente matéria é muito importante saber que um controle rígido de higiene nos produtos alimentícios é de suma importância e faz toda a diferença quando falamos da nossa saúde .

  13. Parabéns a estudante de Veterinaria! Precisamos de jovens como vocês, com garra e vontade de melhorar as coisas no nosso país. Parabéns pela reportagem!

  14. Parabéns Marcella pelo seu artigo, particularmente na sua postura crítica de que as medidas preventivas não podem e não devem ser moedas de troca. Excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *