A sustentabilidade no marketing de alimentos

Por: Marcella Feijó Garrido.

Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi.

 

A sustentabilidade no setor alimentício vem ganhando cada vez mais destaque pelo questionamento aos modelos de processos produtivos. Uma vertente de pensamento afirma que a produção de alimentos contribui com a degradação de biomas, pois demanda de vasto território para a produção. Também conhecida como sustentabilidade alimentar, produção sustentável de alimentos ou agricultura de conservação, essa se torna fundamental para garantir a produção de alimentos para abastecer o mundo e ao mesmo tempo, ter sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Quem deseja continuar lucrando no setor de alimentos precisa acompanhar e inovar buscando a sustentabilidade na sua produção, essa é a nova tendência do setor alimentício. Segundo dados, uma pesquisa realizada pelo ibope revelou que ao menos 21% dos consumidores estão atentos à sustentabilidade das empresas de alimentos. Essas pessoas se preocupam com certificações, selos de qualidade, questões ambientais e sociais que são expostas na embalagem do produto. Além disso, 80% dos participantes afirmaram que pagariam a mais por produtos ou serviços sustentáveis, como por exemplo, frutas, verduras e legumes orgânicos.  

O marketing de alimentos é uma ferramenta muito utilizada. Quando falamos de sustentabilidade atualmente se faz presente com frequência, trazendo ideias inovadoras  de produzir alimentos e cuidar do planeta ao mesmo tempo. As embalagens não podem ficar de fora quando se adotam novas práticas sustentáveis para produção, as caixas recicláveis e garrafas retornáveis são exemplos. Já existem também materiais e técnicas capazes de diminuir o impacto ambiental dos recipientes sem que o alimento perca a qualidade.

No Brasil, por exemplo, observa-se o aumento da produção de embalagens com base alcoolquímica, que é uma alternativa da petroquímica para a utilização de embalagens biodegradáveis. Há alternativa também das empresas e outros estabelecimentos do setor alimentício em se aliarem a cooperativas e instituições que reciclam embalagens. Além de poder adotar essas práticas, é interessante adicionar às embalagens ações de conscientização sobre a reciclagem, reforçando aos consumidores a importância de dar o destino correto para os recipientes.

Quanto aos métodos sustentáveis de produção e embalagem já adotados pelas empresas de alimentos, não se pode deixar de fora o procedimento de limpeza. Esse processo é de alta relevância para os negócios do setor alimentício e deve ser feita de forma eficaz e sustentável também, seja na embalagem virgem ou na utilizada. Uma alternativa é utilizar produtos biodegradáveis regularizados pela Anvisa. Além das alternativas citadas é interessante reciclar as matérias primas utilizadas, realizar separação de resíduos orgânicos para sua utilização na produção de fertilizantes, contribuir com a coleta de óleos e investir em produtos retornáveis.

 

Fontes:

https://www.cpt.com.br/noticias/sustentabilidade-nova-tendencia-do-setor-alimenticio

https://cetajrconsultoria.com/sustentabilidade-nas-industrias-de-alimentos-marketing-do-bem/

https://inovacaosebraeminas.com.br/dicas-de-sustentabilidade-para-o-setor-alimenticio/

 

OBS: esse texto é autoral e contou com orientação da equipe de redação do portal

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25 thoughts on “A sustentabilidade no marketing de alimentos

  1. Trabalho com alimentos e busco cuidar com zelo esse fator sustentável
    Melhorar sem prejudicar ainda mais a natureza
    Uma consciência inovadora e um caminho que deve ser seguido
    Parabéns pelo artigo

  2. Esta matéria é excelente e nos faz pensar em sustentabilidade e relaciona-la às questões das embalagens, tão utilizadas cotidianamente, e, produz consciência e mudança de hábitos.

  3. Quanto mais conversarmos sobre Sustentabilidade, mais oportunidades teremos de “colher bons frutos” em nosso mundo, em todos os sentidos. É preciso despertar as consciências para que o resgate do ecossistema aconteça. Parabéns pelo conteúdo. Fiquei curiosa para saber mais sobre as embalagens com base alcoolquímica. Fica aí a dica para uma próxima publicação.

  4. Nós temos responsabilidade sociais muito sérias , daqui pra frente nada existirá sem a sustentabilidade.
    A área alimentícia é o carro chefe , artigo excelente.

  5. Um mercado que se preocupa com a sustentabilidade vem crescendo muito mesmo nós últimos anos. Eu que sempre procurei consumir alimentos de origem sustentável, percebo que a oferta aumentou muito. Isso é ótimo: pra nós, produtores e pro planeta!

  6. Preocupação com a produção é importante pois sabemos que os produtos usados nas plantações os agrotóxicos contaminam o lençol freático, alho para se pensar, assim como as embalagens de plástico também são difíceis de degradar é prejudicam o meio ambiente. O futuro são os produtos orgânicos. Muito bom o artigo.

  7. Texto relevante e totalmente oportuno, devido ao momento atual do país, onde temos um falta de política e um programa de governo ficado na sustentabilidade alimentar, o descaso é encontrado em governos municipais, estaduais e federal, além de algumas empresas privadas, contribuindo para a degradação dos biomas

  8. Excelente artigo! Fiquei pensando nas embalagens de leite Tetra Pak. Seria interessante um artigo sobre esse tipo de embalagem, onde descarta-la, pois parece que pode ser reciclada. Talvez devesse vir escrito na caixinha algo sobre isso. Fui olhar a caixa e vi que é produzida a partir de fontes responsáveis e tem certificação da FSC (Forest Stewardship Concil) que apoia o manejo florestal…. muito interessante. Aguardo um novo artigo seu e parabéns pra vc, que deve ser muito jovem e já está engajada em projetos sustentáveis. Amei!!!

  9. Artigo discorrendo sobre temática atual, revelando coerência, contextualidade e objetividade. A autora foi feliz na escolha do tema demonstrando segurança. Parabéns

  10. O texto “A sustentabilidade no marketing de alimentos “está enxuto, claro e foi sem rodeios ao âmago da questão. O que a sociedade espera que seja feito pelas indústrias de alimentos? Qual o papel do Estado no tocante a política de sustentabilidade do planeta?
    Parabéns Marcella texto muito rico em informações.

  11. Texto objetivo e claro. Não apenas informativo, como também formativo.
    Elucida a importância de incentivar a produção sustentável, assim como esclarece em quais vertentes devem ser aplicadas as técnicas de sustentabilidade.
    Marcelle, tanto como escritora , como pesquisadora do assunto deve prosseguir no caminho para , cada vez mais, trazer informações concisas à população.

  12. Texto muito bom, oportuno e atual. Sustentabilidade é necessária em todos os segmentos. A produção de alimentos por demandar grande quantitativo de embalagens precisa estar atenta a taís práticas, ao tempo que ajudam a cuidar do planeta

  13. O artigo é de alta relevância pois envolve problemas muito discutidos na atualidade. A autora cita diversos pontos críticos como a sustentabilidade dos biomas, da produção de alimentos, das embalagens o que desperta naqueles que leem o interesse em se juntar a essa luta que é de todos nós: a defesa do nosso planeta. Parabéns e obrigada por mais esse alerta.

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