CONSUMERS PROFILE OF PORK IN PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL
Me. Adriano Bruzza1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-graduação em Agronegócios. Porto Alegre, RS, Brasil
1Investigação, Curadoria Dados, Conceituação, Escrita – primeira redação
2Análise Formal, Discussão dos Resultados
3Administração do Projeto, Metodologia, Escrita – Revisão e Edição
RESUMO
O Brasil tem na suinocultura um dos setores mais expressivos da atividade pecuária, por representar cerca de 20% do valor bruto de produção e sua importância social, em virtude da mão-de-obra que emprega. Contudo, o consumo de carne suína ocupa o terceiro lugar em consumo. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o perfil do consumidor de produtos de origem suína em Porto Alegre, RS e avaliar o comportamento desses quanto à frequência de consumo desses produtos. A pesquisa foi realizada por meio de carta de solicitação para preenchimento do questionário, enviado por e-mail e com o link da pesquisa, de forma aleatória do tipo “bola de neve”. No período de dois meses, 72 pessoas responderam o questionário e, destas, 94,4% eram consumidoras de produtos de origem suína, sendo que os embutidos fatiados constam da dieta de 51,5% dos consumidores e 48,5% afirmaram consumir apenas carne in natura. Existe um elevado percentual (94%) de consumidores de alimentos à base de carne suína entre os respondentes, sendo que a maioria (64,7%) consome apenas um tipo de produto, prioritariamente embutidos fatiados, os quais são adquiridos em supermercados e consumidos na própria residência.
Brazil has one of the most expressive sectors of livestock in pig farming. The pig production represents about 20% of the gross value of production and its social importance, due to the labor it employs. However, pork ranks third in the consumption ranking. This study aimed characterize the profile of pork meat consumers and their derivates in Porto Alegre, RS and to evaluate their behavior regarding the frequency of consumption. The survey was carried out by means of a letter requesting the questionnaire to be filled out, sent by e-mail and with the survey link, in a random “snowball” type. In the two-month period, 72 people answered the questionnaire, 94.4% of whom were consumers of products of swine meat and their derivate, and the sliced sausages are included in the diet of 51.5% of consumers and 48.5% said they only consumed fresh meat. There is a high percentage (94%) of pork meat consumers among respondents, with the majority (64.7%) consuming only one type of product, mainly sliced sausages, which are purchased in supermarkets and consumed in the residence itself.
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