O que faz um nutricionista em um restaurante comercial?

Profissionais zelam pela qualidade e segurança dos alimentos, além do controle de normas de vigilância sanitária, limpeza e a disposição dos itens e materiais da cozinha, fomentando o empreendedorismo

O mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico para as mais diversas profissões, e o cenário atual guarda, para os nutricionistas, um mercado repleto de novas possibilidades: muitos profissionais estão abrindo suas próprias empresas para prestar serviços de consultoria, assessoria e auditoria para restaurantes comerciais e outros negócios no ramo da alimentação.

Engana-se quem pensa que o nutricionista atua apenas implementando manuais de boas práticas e orientando as equipes sobre os procedimentos operacionais, além do planejamento de cardápios. Há ainda a possibilidade de o profissional oferecer uma série de serviços agregados, como a gestão de resíduos focada em sustentabilidade. Cuidar do gerenciamento de pessoas e equipamentos, também faz parte das atribuições de nutricionistas presentes em restaurantes comerciais. A experiência de atuar com processos que vão além das calorias enriquece ainda mais a formação desses profissionais.

“O Nutricionista que presta serviços possui um papel que vai além do conhecimento técnico. Em muitos casos, ele atua como um agente de mudanças na cultura da organização, o que é uma grande responsabilidade”, explica a doutora Viviani Fontana, nutricionista com especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade em Alimentos e conselheira do CRN-3. Viviani é docente de pós-graduação e também atua como consultora para empresas fazendo oficinas de treinamento de pessoal e auditorias, e lembra que a gama de serviços oferecidos por este profissional é ampla. “Por meio da consultoria é possível sugerir os caminhos para alcançar melhores resultados. Mas também existe a modalidade de assessoria, na qual o Nutricionista está diretamente envolvido na implantação e implementação dessas melhorias, e tem a oportunidade de gerar resultados tangíveis”, diz Viviani.

Para capacitar os profissionais, durante o mês de setembro o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS está promovendo um curso de aperfeiçoamento em restaurantes comerciais com uma série de palestras para orientar a categoria. Entre os temas estão: “Gestão de estoques e custos”, “Sustentabilidade focada em resíduos”, “Elaboração de cardápios e fichas técnicas”, entre outros aspectos.

“O olhar para o gerenciamento de recursos pode agregar bastante valor ao trabalho do profissional quando o Nutricionista apresenta o tema como uma ferramenta de auxílio na redução de custos do estabelecimento e aumento da rentabilidade, sendo possível alinhar os objetivos da qualidade com as questões ambientais”, afirma a dra. Denise Hernandez, presidente do CRN-3, nutricionista com especialização em Administração de serviços de Alimentação, Nutrição e Dietética e auditora em boas práticas de fabricação de alimentos e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *