A SIMPLE DYNAMIC TO PROMOTE THE IMPROVEMENT OF GOOD MANUFACTURING PRACTICES AT A SCHOOL CAFETERIA OF BELO HORIZONTE, BRAZIL

Revista Higiene Alimentar, v.37 (296):  e1120, Jan-Jun, 2023. DOI 10.37585/HA2023.01cafeteria

UMA SIMPLES DINÂMICA PARA MELHORAR AS BOAS PRÁTICAS EM UMA CANTINA ESCOLAR DE BELO HORIZONTE, BRASIL

Christiane Souza Ribeiro1

Faculdade de Minas (FAMINAS), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

https://orcid.org/0000-0002-3300-9525

christianenutricionista@outlook.com

 

Profa. Orientadora Juliana Costa Liboredo²

Universidade Federal de Ouro Preto- Escola de Nutrição, Departamento de Alimentos, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

https://orcid.org/0000-0002-5972-8480

juliana.liboredo@ufop.edu.br

1Escrita- primeira redação 

2Conceituação, Escrita – Revisão, edição e aprovação da versão final

Recebido: 30/11/2022. Parecer: 21/03/2023. Corrigido: 23/03/2023. Aprovado: 28/03/2023. Publicado: 03/04/2023

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ABSTRACT

A strategy to improve good manufacturing practices was applied at a school cafeteria (Belo Horizonte, Brazil). The Quality Signal in Food Services (SQUAN) consists of a strategy to evaluate the degree of compliance of food services to good practices, which includes classifying your sectors into different traffic-based colors. Inspections were performed in all cafeteria sectors for three months. Items evaluated were classified as “compliant” or “non-compliant” with the Resolution 216 from Brazilian Health Surveillance Agency. Sectors with 80-100% of compliance were assigned the “Green Signal”; 60-80% “Yellow Signal”; and less than 60% “Red Signal”. The present study aimed at evaluating whether the SQUAN was a good strategy to improve school’s cafeteria overall hygiene. Meat and side dish, salad, and dessert sectors displayed an improvement of 87%, 12%, and 35% regarding compliance to good practices, respectively. The salad sector reached the “Yellow Signal”, but the remaining sectors reached the “Green Signal” and remained there until the end of the study. To our knowledge, until this time no study proposes the use of traffic-light-based colors as an educational means for implementing good manufacturing practices in food service. In conclusion, SQUAN was an effective strategy to improve hygienic/sanity conditions at a cafeteria.

Keywords: Good practices. Food service.  Traffic light colors.

RESUMO

Uma estratégia para melhorar as boas práticas de fabricação foi aplicada em uma cantina escolar (Belo Horizonte, Brasil). O Sinal de Qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição (SQUAN) consiste em uma estratégia para avaliar o nível de conformidade de serviços de alimentação às boas práticas, o que inclui classificar seus setores em diferentes cores baseadas no sinal de trânsito. Inspeções foram realizadas em todos os setores da cantina durante três meses. Os itens avaliados foram classificados como “conformes” ou “não conformes” de acordo com a Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os setores com 80-100% de conformidade receberam o “Sinal Verde”; 60-80% “Sinal Amarelo”; e menos de 60% “Sinal Vermelho”. O presente estudo teve como objetivo avaliar se o SQUAN foi uma boa estratégia para melhorar a higiene geral da cantina escolar. Os setores de carnes e acompanhamentos, saladas e sobremesas apresentaram melhora de 87%, 12% e 35% quanto ao cumprimento das boas práticas, respectivamente. O setor de saladas atingiu o “Sinal Amarelo”, mas os demais setores atingiram o “Sinal Verde” e permaneceram assim até o final do estudo. De nosso conhecimento, até o momento nenhum estudo propõe o uso de cores baseadas em semáforos como meio educacional para a implementação de boas práticas em serviços de alimentação. Diante do exposto, o SQUAN foi uma estratégia eficaz para melhorar as condições higiênico-sanitárias em um refeitório.

Palavras-chave: Boas práticas. Serviço de alimentação. Semáforo.

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