A GESTÃO DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS NOS SERVIÇOS DE GASTRONOMIA NA CIDADE DE SÃO PAULO DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19

Revista Higiene Alimentar, v.35 (293):  e1074, 2021. DOI 10.37585/HA2021.02gestao

FOOD QUALITY MANAGEMENT IN GASTRONOMY SERVICES IN THE CITY OF SÃO PAULO DURING THE COVID 19 PANDEMIC

Renata Pereira Takamatsu¹

Pós-graduação (Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Psicopedagogia) Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-3272-2273

rpt.nutricionista@gmail.com

¹Administração do projeto, curadoria, análise e interpretação de dados, metodologia, escrita, edição e revisão

RESUMO

Devido ao risco da pandemia COVID 19, foram adotadas estratégias para reduzir as taxas de contágio das populações e tentar evitar crise no sistema de saúde. A categoria de bares e restaurantes busca adequar-se a essas estratégias, mantendo a qualidade e higiene de seus serviços para colaboradores e cliente. Neste trabalho o objetivo foi realizar o levantamento e análise sobre as ações direcionadas à prevenção da transmissão da COVID 19 em serviços de alimentação. A metodologia adoada foi a revisão bibliográfica por meio de dados disponíveis em bases de dados científicos como: Scielo, PubMed e Órgãos do Governo, nos últimos 43 anos. O período de busca se deu entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 e resultou em 28 artigos. O Governo de São Paulo determinou fases de acordo com o avanço da pandemia e cada uma delas apresenta restrições para bares e restaurantes, além disso, outros autores desenvolveram orientações para que eles pudessem seguir o padrão das boas práticas de higiene nos serviços de alimentação.  Concluiu-se que há necessidade de manter a qualidade higiênico sanitária em serviços de gastronomia de São Paulo, também é importante que os clientes sejam ouvidos e que funcionários tenham treinamentos para evitar a contaminação da COVID 19 e manter as pessoas sadias.

Palavras-chave: Administração. Alimentação. Corona Vírus.

 

ABSTRACTDue to the risk of the COVID 19 pandemic, strategies were adopted to reduce the contagion rates of populations and try to avoid a crisis in the health system. The category of bars and restaurants seeks to adapt to these strategies, maintaining the quality and hygiene of its services for employees and customers. In this work, the objective was to carry out a survey and analysis of actions aimed at preventing the transmission of COVID 19 in food services. The adopted methodology was a bibliographic review using data available in scientific databases such as: Scielo, PubMed and Government Agencies, in the last 43 years. The search period took place between December 2020 and February 2021 and resulted in 28 articles. The Government of São Paulo determined phases according to the progress of the pandemic and each one of them presents restrictions for bars and restaurants, in addition, other authors developed guidelines so that they could follow the standard of good hygiene practices in food services. It was concluded that there is a need to maintain the hygienic and sanitary quality in gastronomy services in São Paulo, it is also important that customers are heard and that employees have training to avoid contamination of COVID 19 and keep people healthy.

Keywords: Administration. Food. Corona Virus

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