Os eventos aconteceram entre os dias 09 e 11 de novembro de 2020 e somente agora estou escrevendo a respeito. Você deve estar pensando “Nossa! Perdeu o timing da publicação!”, mas vou explicar o por quê da demora para escrever a respeito.
Primeiro, poderíamos simplesmente fazer uma cobertura padrão dos eventos e publicar rapidamente, mas então não traria muito da riqueza que os eventos tiveram. Segundo, foram eventos densos, diversificados, que foi preciso refletir, amadurecer, ruminar conceitos (no melhor estilo bovino). Por fim, sou um professor em fim de semestre, com muitos sonhos e pouco tempo (risos).
Acompanho o trabalho do Território da Carne há tempos e fiz amizade com a Andrea, acredito, logo no início. Uma amiga querida em comum nos colocou em contato por conta do TCC sobre comportamento do consumidor no varejo de carnes do meu MBA em Marketing e Vendas. Desde então são inúmeras mensagens, bate papos, trocamos ideias e nos tornamos até amigos, com direito a muitas discussões ideológicas, projetos, dúvidas e até desabafos.
Por que dizer tudo isso? No intuito de certificar que não foram simples eventos, mas sim um projeto que amadureceu naturalmente através de diversos outros trabalhos, projetos e, inclusive, soube dar um passo atrás pela pandemia, possibilitando ele evoluir.
Foram três dias de eventos que ocorreram independentes, porém se interligando e integrando de forma robusta e coesa. Consistiu em um primeiro dia do Programa C@rne 4.0 Pro na Fazenda Churrascada, em São Paulo/SP. Em seguida, a Imersão TC Academy, um agradável dia na Fazenda Wagyu Belo Bosque em Boituva/SP. Para encerrar com chave de ouro o Road Show TC Academy, um tour por alguns estabelecimentos de destaque no mercado da carne em São Paulo.
E sim! Todos os protocolos de segurança referentes ao COVID foram tratados com prioridade.
O Programa C@rne 4.0 Pro
O primeiro dia de evento contou com Andrea Mesquita e Danilo Millen, idealizadores Programa Carne 4.0, falando sobre o profissional 4.0 e a importância de possuir uma visão holística, integrada. Além disso, da essencialidade de agregar ao conhecimento técnicocientífico aspectos humanos, como sensibilidade, empatia e senso de pertencimento.
Em seguida, Maurício Nogueira do Athenagro, falou sobre a pecuária 4.0, onde destacou que a principal dificuldade atual não é gerar informação, e sim FILTRAR as informações. Por exemplo, apresentou dados que apontam uma redução na área de desmatamento e aumento da produtividade. Destacou que o Brasil continuará sendo o principal player no mercado de carne bovina global, onde a gestão é considerada como principal desafio.
Thiago Duarte, do BTG, abordou o tema ciclo pecuário no Brasil. Falou sobre o ciclo de retenção de fêmeas – que está ganhando força desde o fim de 2019, alta no preço do boi gordo, entre outros tópicos de extrema relevância, como as macrotendências do setor de alimentos e como as empresas estão e deverão se posicionar, questões demográficas, sustentabilidade, saudabilidade e tecnologia. Deu ênfase também que o consumo de alimentos está relacionado a renda e que ainda que em termos relativos tenha diminuído, em termos absolutos tende a aumentar. Finalizou sua fala trazendo tendências sobre o preço do boi e novo patamar desde a virada do ciclo pecuário.
Danilo retornou para explanar a respeito de tipo de bovinos para programas de carne 4.0, destacando a importância de conhecer a filosofia do crescimento dos bovinos de corte, estratégias de como aumentar o marmoreio, como aumentar a maciez, Biohaking da carne bovina. Finalizou deixando claro que o melhor para cada consumidor é diferente, varia de acordo com o mercado consumidor e o produtor deve se adaptar a isso.
Andrea Mesquita apresentou que a produção de um bife de qualidade demanda a implantação de um processo harmonioso, o qual começa nas decisões dos produtores até os empresários da casa de carnes. Hoje, já se utilizam tecnologias que favorecem a qualidade do produto final como scanner de carcaça, cadeia do frio, insensibilização do animal, estimulação elétrica, embalagem com atmosfera modificada e outras mais. Dessas, destaca-se a cadeia do frio a qual é responsável por desencadear processos benéficos ou que comprometem as reações químicas, enzimáticas e microbiológicas e, consequentemente, implicaram na cor, sabor, maciez e aroma do produto final e vida de prateleira.
Jade Soller, embaixadora da dieta carnívora no Brasil, apresentou uma linha histórica de acontecimentos aos quais, por crenças filosóficas e religiosas, deixaram ideologias remanescentes e limitantes até os dias de hoje sobre o consumo de proteína animal. Por muitas das vezes acreditou-se que o consumo de carne estimulou os fiéis a pecarem com o ato da masturbação com aumento da libido de muitos. Outras vezes foram associados a problemas de saúde cardiovasculares e aparecimento de câncer. Essa trajetória de histórias – que ocorreram tempo antes de Cristo – são pequenos pontos que influenciam os ativistas ou a população de modo geral a terem olhares negativos sobre o consumo de carne bovina.
Para finalizar o primeiro dia uma mesa redonda com o Grupo Carnivorismo Brasil, muito bate papo entre profissionais de diversos setores da carne brasileiro, de açougues a formadores de opinião e um menu degustação de carnes com harmonização de cervejas Colorado.
Imersão TC Academy
Nessa parte, os alunos do TC Academy foram levados a um agradável dia na Fazenda Wagyu Belo Bosque, em Boituva/SP, para conhecer de perto a trajetória da criação dessa raça no Brasil, como foi introduzida, particularidades do mercado e histórias de vida dos anfitriões.
Uma atração extra foi uma experiência de lida gentil de equino com correlação com gestão de organizações e liderança que não só colocou todos em reflexão e introspecção, mas emocionou também.
Por fim, uma degustação de diversos cortes de wagyu harmonizados com cerveja Colorado oferecidos pelo próprio produtor e cervejaria abrilhantaram o evento, fechando o segundo dia com uma celebração única brindada com a premiada cerveja Colorado Guanabara, uma Russian Imperial Stout feita com rapadura queimada.
Road Show TC Academy
No último dia, os alunos do TC Academy foram a três estabelecimentos referência em carnes no município de São Paulo para conhecerem seu modelo de negócio: Feed, deBetti e The Old Steak.
A primeira parada foi no Feed, onde Germano, sócio e gerente, recebeu a todos para compartilhar sua trajetória de protagonismo quando ninguém falava em cortes diferenciados e forma de enxergar o mercado da carne. Em seguida, recebidos no deBetti pelo próprio Rogério, que compartilhou a trajetória do estabelecimento, a vivência nesses meses de pandemia e o relato de como a equipe se uniu em prol do estabelecimento pelo bem de todos emocionou aos cursantes. Por fim, visita ao The Old Steak contando sobre sua forma e filosofia de trabalho no que diz respeito a produtos artesanais no real conceito da palavra.
Comentários Pessoais
Desde criança sempre frequentei feiras agropecuárias por conta da profissão do meu pai (sempre trabalhou com telecomunicação). Ao longo da faculdade alguns dos meus momentos mais divertidos, de maior aprendizado e amadurecimento profissional foram ao participar de eventos como a Feicorte – Feira internacional de gado de corte, em especial pois a faculdade em que estudava fazia o atendimento dos animais e eu ia junto com os pós graduandos e professores. E estava sentindo falta de eventos assim!
Estamos em uma tendência ascendente de busca por inovação em todas as áreas, e eventos não está fora disso. O evento foi impecável como um todo! Porém, houve três pontos positivos diferenciais:
- Idealização de um evento que atendesse a todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da carne, de donos e gestores de casa de carnes a acadêmicos e formadores de opinião;
- Intercalar assuntos técnicos com outros mais dinâmicos e aplicados, quebrando o ritmo e monotonia; por fim, mas não menos importante,
- O envolvimento, sinergia e comprometimento da equipe sob a batuta da Andrea, sempre atendendo a todos de forma gentil e amistosa proporcionou vivência, troca, bons momentos e até mesmo amizades.
Enfim, foi um evento não só muito produtivo, mas agradável de se estar. Inclusive por encontrar diversos amigos formadores de opinião das redes sociais.
O evento se encerrou e restaram saudades e algumas reflexões na mente. O mercado de alimentos urge por mudanças! Não dá para continuarmos a discutir eternamente a fim de desmistificar se frango tem hormônio, boi desmata, danoninho vale um bifinho, entre outras lendas urbanas alimentares.
É preciso evoluir enquanto cadeia produtiva de alimentos! Não trata-se de uma questão de produtos de origem animal X produtos de origem vegetal, como alguns setores da sociedade querem vender, mas sim que nossos modelos tradicionais produtivos não são mais sustentáveis. Ambas as cadeias são essenciais para a Segurança Alimentar, não só podem, mas devem trabalhar de forma sinérgica para melhor produtividade e amortização do Custo Brasil.
Pensando nisso, publicaremos alguns textos iniciados por esse tendo como norte ideológico a reflexão “Precisamos discutir sobre qualidade e segurança de alimentos”.
Agora, fica a expectativa por novidades e algumas fotos para matar a saudades e passar vontade…
Fonte: Território da Carne
André Luiz Assi
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