Pequenas e médias indústrias impulsionam inovação no setor de A&B

O setor de alimentos e bebidas (A&B) coleciona novidades nos últimos anos, a exemplo de produtos plant based e multifuncionais. Ao mesmo tempo, pequenas e médias indústrias estão assumindo o papel de vetores da inovação nesse mercado, já que estão mais conectadas às novas demandas dos consumidores e possuem mais agilidade no desenvolvimento de produtos. No entanto, as marcas locais ainda enfrentam o desafio de se conectarem ao varejo.

“Diferentemente das grandes empresas, pequenas e médias empresas acabam tendo mais agilidade no processo de inovação, além de estarem mais conectadas com as necessidades atuais dos consumidores e terem menos aversão ao risco. Porém, elas precisam ser mais ousadas para terem destaque no mercado”, avalia Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, plataforma de aceleração do crescimento de marcas locais.

Inclusive, essas empresas são pioneiras na criação de algumas categorias de produtos, tais como vinho em lata, hambúrguer plant based, hard seltzer (mistura de água com gás saborizada com álcool, normalmente apresentada em lata), iogurtes plant based, diferentes apresentações de suplementos e chás funcionais.

De fato, o mercado precisa de constante atualização do portfólio, sobretudo porque há demanda para isso. Segundo pesquisa de 2021, da Local.e em parceria com a Toluna, 84% dos consumidores brasileiros declararam gostar muito de provar novas marcas e produtos. Contudo, o público ainda não encontra lançamentos disruptivos nos supermercados: 70% afirmaram encontrar pouca ou nenhuma novidade quando vão às compras.

“Existe claramente uma oportunidade para os varejistas satisfazerem esse consumidor mais antenado e com sede por novidades, porém, um dos principais desafios das pequenas e médias empresas brasileiras atualmente é conseguir oportunidades para apresentar os seus produtos aos varejistas”, afirma Leila, da Local.e.

Espaço Descobertas na ANUFOOD Brazil
Para conectar pequenas e médias indústrias aos varejistas, a edição de 2023 da ANUFOOD Brazil terá o Espaço Descobertas, em parceria com a Local.e. Trata-se de uma oportunidade para as empresas exporem suas novidades em um dos principais eventos do setor de A&B da América Latina. O objetivo é apresentar lançamentos que estão de acordo com as principais tendências atuais, com destaque para produtos sustentáveis, saudáveis e novas marcas.

“A ANUFOOD Brazil e a Local.e são parceiras desde 2020 para valorizar e gerar oportunidades de negócios para as marcas locais. Além disso, sabemos que essa é uma porta de entrada da inovação no mercado de Alimentos e Bebidas que deve estar em constante evolução para atender às demandas do consumidor, pois ele está cada vez mais exigente”, assinala Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

Espaço Descobertas terá, em 2023, 50 expositores, ou seja, um aumento de 40% em relação à edição de 2022. O mix de empresas foi pensado para adicionar novidades, diferenciação e relevância ao portfólio dos varejistas. Um dos destaques para 2023 são as marcas de snacks saudáveis. “O evento é muito eficiente para gerar visibilidade em um público qualificado e negócios com importantes varejistas no mercado. A ANUFOOD Brazil tem sido pioneira no apoio aos pequenos empresários e o impacto pode ser visto pelo aumento da participação e interesse das pequenas e médias empresas na feira nos últimos anos”, destaca Leila.

A quarta edição da ANUFOOD Brazil será entre os dias 11 e 13 de abril de 2023 no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento é organizado pela Koelnmesse Brasil, tendo a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadistas.

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.

Mais informações: https://www.anufoodbrazil.com.br

 

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse Brasil

www.2pro.com.br

 

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *