Danfoss abre centro de inovação “Smart Store” para acelerar a eficiência energética no varejo de alimentos
Novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações é inaugurado no supermercado energeticamente eficiente “Smart Store”, próximo à sede da Danfoss em Nordborg, Dinamarca
- Ambiente de teste colaborativo capacitará os fabricantes de equipamentos originais (OEMs), contratados, varejistas de alimentos e engenheiros da Danfoss no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para melhorar a eficiência energética e operacional do varejo de alimentos.
- A “Smart Store” da Danfoss é um supermercado funcional, proporcionando a oportunidade única de entender como a nova tecnologia funcionará no mundo real, além de permitir que os gerentes de loja foquem em seus negócios e obtenham uma economia de energia e custos.
- A loja utiliza tecnologia de aquecimento e refrigeração de nível internacional e soluções de automação com prazos de retorno de investimento de até 3 a 4 anos.
Co-desenvolvendo o futuro do varejo de alimentos sustentável
A Danfoss abriu hoje as portas para o Centro de Desenvolvimento de Aplicações no interior do supermercado “Smart Store”, que faz parte de um parque de descarbonização completo, incluindo diversos centros de inovação para aplicações como bombas de calor, recuperação de calor, redes de aquecimento urbano de próxima geração e data centers. O novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações oferecerá à indústria de refrigeração e aquecimento a oportunidade de acessar instalações de testes de última geração e suporte especializado para testar em campo novos componentes e tecnologias de nuvem para aplicações pequenas e grandes.
A Danfoss construiu um novo supermercado Smart Store em sua sede, como objetivo de abrir caminhos para o varejo de alimentos ecológicos e com tecnologias de aquecimento e refrigeração energeticamente eficientes. A expectativa é que a Smart Store seja 50% mais eficiente energeticamente do que uma loja tradicional, com 90% das necessidades de aquecimento ambiente do espaço sendo fornecidas por uma unidade de recuperação de calor que capta o excesso produzido pelos sistemas de refrigeração. O supermercado possui dois sistemas de refrigeração que operam de forma independente, garantindo que os testes dos produtos não interfiram nas operações do supermercado.
Energia como serviço: economizando energia e diminuindo custos iniciais
A refrigeração exige um equilíbrio delicado. O seu uso excessivo desperdiça energia, enquanto um uso insuficiente resulta no risco de perda de alimentos. Com controles inteligentes e monitoramento digital, os varejistas podem otimizar a capacidade e a demanda, o que lhes permitem responder a intercorrências em tempo hábil, evitando perdas de energia e alimentos. A loja será gerida pela parceria entre a Danfoss e a ANEO Retail, e por seu modelo de serviço único, “Energia como serviço” (do inglês “Energy as a Service”, ou EaaS), que permite às lojas realizar a assinatura de instalações técnicas como serviço, reduzindo suas despesas operacionais e o tempo gasto na gestão de problemas.
O conceito permite que os supermercados implementem equipamentos energeticamente eficientes, sem grandes investimentos e custos iniciais elevados. Os sistemas de refrigeração e conforto térmico da loja funcionam exclusivamente com refrigerantes naturais (CO2), que apresentam a menor pontuação possível de potencial de aquecimento global.
“A nova ‘Smart Store’ demonstra as incríveis possibilidades que temos hoje com soluções existentes para refrigerantes naturais, eficiência energética e fornecimento de energias renováveis – tudo em uma única instalação”, afirma Jurgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions. “É com grande orgulho que recebemos hoje oficialmente clientes e parceiros no Centro de Desenvolvimento de Aplicações, para darmos os próximos passos juntos para reimaginar o futuro e desenvolver novas tecnologias de aquecimento e refrigeração que possam abrir o caminho para o varejo de alimentos com emissão zero.”
A ocasião foi celebrada com um evento aberto para parceiros e clientes da Danfoss que contribuíram com a Smart Store. Peder Gabrielsen, da Agência Europeia do Meio Ambiente, fez o discurso de abertura, seguido de um tour pelo local do evento.
“Com o regulamento sobre gases fluorados na Europa, estamos observando a uma redução nas emissões desses gases, ao passo que a Emenda Kigali ao Protocolo de Montreal está impulsionando a transição dos refrigerantes no âmbito global. O exemplo que vemos aqui hoje é uma amostra dos avanços na direção certa. Quando a eficiência energética e os refrigerantes com baixo potencial de aquecimento global trabalham em conjunto, podemos reduzir enormemente as emissões de aquecimento e refrigeração”, afirma Peder Gabrielsen. “A necessidade de utilizar a energia de forma mais eficiente e de reduzir custos está em constante crescimento. A inovação como a que vemos aqui deve desempenhar um papel fundamental na busca por melhores soluções”, acrescenta.
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.
Para mais informação:
Press à Porter Gestão de Imagem – Tel: (11) 3813-1344 r. 33 / (11) 97329-8776
Felipe Rariz – felipe@pressaporter.com.br
Gustavo Diamantino – gustavo@pressaporter.com.br
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- PESQUISA REVELA POTENCIAL DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DE BRASÍLIA NO COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR - 19 de dezembro de 2024
- COMER BEM É UM DESAFIO MAIOR PARA OS MAIS POBRES - 16 de dezembro de 2024
- “RUMO A UM MARCO REGULATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS” - 11 de dezembro de 2024