Desenvolvida pelo Grupo de Pesquisas em Práticas Alimentares Saudáveis, da Universidade Federal Fluminense, a cartilha faz parte da reestruturação do projeto “Capacitação em controle higiênico-sanitário para manipuladores do comércio de alimentos de rua no município de Niterói, Rio de Janeiro” que, diante da pandemia, identificou a necessidade de, não só adotar um formato remoto, mas também revisar normas e práticas higiênico-sanitárias com uma abordagem voltada à COVID-19.
A cartilha está disponível em formato e-book e reúne temas como segurança dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e legislação, trazendo atualizações relacionadas à pandemia. Além de questões de sustentabilidade e custos nos preparos de refeições.
Voltada ao manipulador de alimentos, a cartilha tem o objetivo de promover a compreensão sobre Boas Práticas de Fabricação e controle higiênico-sanitário na produção e comercialização de refeições, apresentando conceitos, resoluções sanitárias e orientações para o segmento do comércio de comida de rua.
Fonte: Universidade Federal Fluminense – Departamento de Nutrição Social
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.