O mercado vegano não para de crescer em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Tanto que o país tem pelo menos 33 milhões de vegetarianos, dos quais 7 milhões seriam veganos ou simpatizantes, segundo pesquisa do Ibope de 2018. Ainda, 46% dos brasileiros não comem carne em um ou mais dias da semana por vontade própria, aponta levantamento do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), de 2021.
A preocupação com a saúde é a principal motivação para o consumo de alimentos plant-based para 56% das pessoas da América Latina, indica a Consultoria Opinaia. Além disso, a sustentabilidade também está motivando a diminuição ou corte do consumo de ingredientes de origem animal, sobretudo entre os mais jovens.
“As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o que cada produto significa para os seus valores, o meio-ambiente e a própria saúde. O maior acesso às informações, como os impactos ambientais do consumo e os processos que cercam o abate animal, também está motivando o interesse por ingredientes veganos”, afirma Ricardo Laurino, presidente da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).
Prova disso é que 32% tendem a escolher a opção vegana em um cardápio quando ela está destacada pelo restaurante, diz o Ipec. Atualmente, a SVB já auxiliou mais de 3.500 estabelecimentos a oferecer ao menos um prato sem ingredientes de origem animal, e em oito anos do Programa Selo Vegano, quase 3.000 produtos, de 160 marcas, já receberam a certificação de que são adequados ao veganismo.
“As empresas querem, não apenas, entender esse público, mas também descobrir novas maneiras e ingredientes para que os produtos cheguem da melhor forma possível e mais acessíveis ao consumidor, que está cada vez mais exigente e consciente de suas escolhas. O desenvolvimento de produtos cruelty-free e plant-based só cresce”, observa Laurino.
Hoje, entre os alimentos e bebidas veganos mais procurados estão massas (74%), iogurtes (73%), biscoitos (69%) e sorvetes (69%), mostra a Consultoria Opinaia. Quando estão em busca desses produtos, preço acessível (61%) e sabor agradável (57%) estão entre os fatores decisivos para a compra. Aliás, um dos desafios do mercado ainda é a redução dos preços, que desmotivam a aquisição para 59% dos consumidores.
Vegan Experience
Para atender e fomentar o mercado, a quarta edição da ANUFOOD Brazil, que será entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, terá um pavilhão exclusivo para a apresentação de marcas vegetarianas e veganas. O espaço, chamado Vegan Experience, é fruto de parceria com a SVB, cujo objetivo também é promover a troca de informações, expectativas e experiências entre o público e a indústria de A&B.
“A Vegan Experience será um espaço para as marcas apresentarem aos visitantes seus produtos, lançamentos, novidades e tendências, mostrando a força desse setor que só cresce e que, com certeza, é uma parte fundamental do futuro da indústria de alimentos e bebidas”, avalia Polliana Claudino, gerente da ANUFOOD Brazil.
“Vamos levar informação, pois é importante que todos os agentes entendam como lidar com esse mercado, além de promover novas oportunidades. Queremos estimular a indústria a apresentar produtos que atendam às expectativas e ao conceito do veganismo, já que a maioria dos países não têm uma regulamentação específica. Vamos auxiliar tanto o consumidor quanto o mercado”, garante Laurino.
Alinhado com a tendência de sustentabilidade, o evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, também terá um pavilhão exclusivo para a apresentação de produtos orgânicos em parceria com a Organis pela segunda edição. A ocasião será uma oportunidade para aumentar a visibilidade do setor, além de educar consumidores e lojistas sobre a importância dessa categoria de produtos para a saúde e o meio-ambiente.
Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.
ANUFOOD Brazil https://www.anufoodbrazil.com.br
Data: Abril 11-13, 2023 Horário: 10h – 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Jardim São Bento, São Paulo/SP
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Teresa Silva
Telefone: (11) 3030-9463
teresa.silva@2pro.com.br