Revista Higiene Alimentar

A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica que trata dos temas atuais relacionados à área da ciência dos alimentos, visando oferecer ao leitor os subsídios necessários ao debate de questões que envolvem a produção das matérias-primas agroalimentares, seu beneficiamento e, sobretudo, o entendimento das modernas tecnologias de conservação para a obtenção do alimento nutritivo, seguro e sustentável.

Foi criada pelo Prof. Dr. José Cezar Panetta com o intuito de se tornar um fórum permanente de discussão sobre os temas relacionados à vasta área dos alimentos e alimentação. Viabilizando a publicação de trabalhos científicos relacionados a essa temática, tornou-se referência na área, transitando e servindo eventualmente de elo entre os setores produtivo, acadêmico e profissional na produção de alimentos.

A revista circulou impressa por 32 anos de forma ininterrupta, o que não é usual para um periódico de caráter eminentemente técnico-científico. Completamos 32 volumes com 287 edições publicadas desde nossa primeira edição, em abril de 1982. Foram mais de 8.000 trabalhos cuidadosamente analisados e editados, gerando aproximadamente 80.000 páginas impressas.

A partir de 2019, a revista passou a circular no formato digital, com uma iniciativa pioneira, a seção Jovens Pesquisadores, que incentiva a divulgação de projetos de iniciação científica, papers e posters, apoiando os profissionais que desejam seguir na vida acadêmica.

A fim de atender aos requisitos da ciência aberta vem sofrendo constantes atualizações. Atualmente os trabalhos publicados têm acesso gratuito imediato para qualquer finalidade legal, desde que sejam citados os autores e sua publicação na Revista Higiene Alimentar, a qual adere à definição de acesso aberto do DOAJ (Directory of Open Access Journals), que é o índice de periódicos de acesso aberto de qualidade reconhecido globalmente.  

Sob o ISSN 2675-0260, a Revista Higiene Alimentar está atualmente indexada nas seguintes bases de dados e repositórios: Lilacs Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde), Latindex (Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), Biblioteca Virtual en Salud (BVS), CrossRef, Google Scholar, Sumarios.Org; Agrobase; Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras).

Todos os artigos publicados na Revista Higiene Alimentar têm atribuído o Digital Object Identifier (DOI)®, um identificador internacionalmente aceito para documentos disponíveis na internet, o qual facilita a localização e garante a autenticidade da publicação, além de validá-las, no sentido da coleta de informações fornecidas pelos editores de uma base confiável. Com o DOI é possível mensurar o número de vezes que um artigo foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado pela Plataforma Lattes e o CNPq, entre outras. O prefixo DOI da Revista Higiene Alimentar é 10.37585/HA.

Os trabalhos publicados na Revista Higiene Alimentar estão licenciados com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY), a qual autoriza o compartilhamento, uso e adaptações dos artigos sempre e quando esteja assegurado o devido crédito aos autores e à publicação inicial nesta Revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Higiene Alimentar.

Nosso intuito é oferecer o que a Revista Higiene Alimentar sempre se propôs – ser um ponto de referência, de encontro, de consulta a todos os envolvidos na promoção da Segurança Alimentar. Agradecemos a todos aqueles que participaram dessa bela história ao longo desses anos e convidamos você para continuar a escrever essa história, enviando seus artigos e participando do Corpo Editorial.

Em caso de dúvidas ou interessado em adquirir alguma edição impressa entre em contato conosco
redacao@higienealimentar.com.br

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.