De acordo com uma pesquisa do Euromonitor, a agência internacional de pesquisa de mercado, o Brasil, que ocupa a 4ª posição mundial no ranking global, no consumo de alimentação saudável, já movimenta cerca de U﹩ 35 bilhões por ano.
O crescimento do mercado brasileiro reflete tendências mundiais. Somente nos últimos cinco anos, o setor de alimentos e bebidas saudáveis cresceu, em média, de 12,3% ao ano e em 2020, a previsão é que o segmento cresça ainda mais e atinja 50%, movimentando R﹩ 110 milhões.
Os números mostram que existe demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. Dentro deste segmento existem setores que vêm se destacando como os de alimentos veganos, ou seja, feitos com matéria-prima de origem vegetal. São cerca de 29,2 milhões de pessoas que diminuíram o consumo de produtos de origem animal como carnes e laticínios.
Alimentação Consciente
Além de importantes questões ambientais, que ganham cada vez mais espaço global, a mudança para uma alimentação mais natural, focada neste novo comportamento deve impulsionar o setor, principalmente pelos mais jovens, que prezam por um estilo de vida saudável.
Crescente, o movimento de comida vegana, também provoca mudanças importantes no setor de negócios de alimentos e cada vez mais a indústria investe em produtos.
De acordo com Marcella Izzo, responsável pela empreitada de colocar os produtos na rede Pão de Açúcar “a demanda está crescendo e o correto é termos mais opções em diferentes locais para conseguir atender todo o público”.
Algumas redes, que oferecem produtos com carne animal, estão desenvolvendo opções com adição de ingredientes orgânicos e saudáveis para satisfazer os consumidores preocupados com a saúde.
“O que se estendia a vegetarianismo ou veganismo por motivos de conscientização ambiental ou em defesa dos direitos animais vem ganhando espaço na mesa do consumidor comum”, diz Marcella Izzo.
De olho nas tendências do mercado, o Pão de Açúcar tem apostado cada vez mais no segmento. Desde o início de 2018, a rede está implementando gradualmente o projeto ‘Espaço Saudável’ em suas lojas.
Com o projeto, a rede registrou crescimento de 20% em vendas dessas categorias nas lojas onde o ‘Espaço Saudável’ já foi implantado, com relação ao ano anterior ao projeto.
Fonte: Mrdavinci .
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