A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), acabam de publicar seu relatório anual sobre tendências e fontes de zoonoses. Uma das principais descobertas revela que quase um em cada três surtos de origem alimentar na União Europeia em 2018 foi causado pela bactéria Salmonella. A salmonelose é a segunda infecção gastrointestinal mais comumente relatada em humanos na UE em 2018 (91.857 casos relatados), depois da campilobacteriose (246.571).
“Os resultados da nossa mais recente pesquisa Eurobarometer mostram que menos de um terço dos cidadãos europeus classificam a intoxicação alimentar bacteriana entre as cinco principais preocupações em segurança alimentar. O número de surtos relatados sugere que seria apropriado educar os consumidores sobre esse problema, uma vez que muitas doenças transmitidas por alimentos poderiam ser evitadas, melhorando as medidas de higiene aplicadas ao manusear e preparar alimentos ”. disse Marta Hugas, cientista chefe da EFSA.
Detecção de casos facilitada pelas novas tecnologias de laboratório.
E. coli, produtora de shigatoxina, tornou-se a terceira principal causa de zoonose de origem alimentar, com 8.161 casos relatados – substituindo a yersiniose por um aumento de 37% em relação a 2017. Esse fato pode ser explicado por em parte pelo aumento do uso de novas tecnologias de laboratório que facilitam a detecção de casos esporádicos.
Finalmente, o número de pessoas afetadas pela listeriose em 2018 é semelhante ao observado em 2017 (2.549 em 2018 em comparação com 2.480 no ano anterior). No entanto, a tendência tem aumentado nos últimos dez anos.
Entre as zoonoses cobertas neste relatório, a listeriose representa a maior proporção de hospitalizações (97%) e o maior número de mortes (229), tornando-a uma das doenças de origem alimentar mais comuns. mais serio.
Fonte: Agro média. Fr
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- NOVA CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS - 26 de dezembro de 2024
- PESQUISA REVELA POTENCIAL DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DE BRASÍLIA NO COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR - 19 de dezembro de 2024
- COMER BEM É UM DESAFIO MAIOR PARA OS MAIS POBRES - 16 de dezembro de 2024