*Por João Alfredo Pimentel
A implementação da tecnologia no setor de foodservice tem como principal objetivo garantir maior eficiência de processos internos do negócio, o que, consequentemente, impactará, de forma positiva, no serviço prestado ao consumidor. Essa utilização da tecnologia é ainda mais necessária para pequenas franquias, bares e restaurantes, já que 64% das operações do setor no Brasil são compostas por empreendedores individuais, sem funcionários e com faturamento anual de até R$ 81 mil, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Devido ao aumento da concorrência neste mercado, ficar de olho nas tendências tecnológicas é primordial para fidelizar os clientes e levar a marca a um maior funcionamento e consolidação no mercado. Segundo a pesquisa “O Futuro do Food Service 2022”, realizada pela Fispal Food Service, em parceria com a consultoria EJFGV, as características mais atraentes para o consumidor neste mercado são a qualidade da comida e do serviço prestado, seguida pela rapidez no atendimento, e grande parte dessas aptidões se dão devido às estratégias executadas por ferramentas tecnológicas.
Oferece diversas aplicabilidades para o foodservice, a tecnologia RFID – abreviação em inglês, que significa “identificação por radiofrequência”- é um tipo de etiqueta que armazena diversos tipos de informações sobre o produto. Com essa tecnologia é possível realizar a localização e a identificação individual de um produto a distância, o que melhora o gerenciamento do estoque, permitindo a gestão e análise de diferentes tipos de informação conforme os ajustes pré-definidos a partir do uso da RFID.
Outra ferramenta relacionada à inteligência artificial são os chatbots de atendimento ao cliente. A ferramenta serve como um assistente virtual otimizado de rápido e fácil atendimento, pois gerencia as mensagens do cliente. Além disso, ela estabelece um contato mais prestativo, ao disponibilizar informações de maneira rápida, sinalizando quando há disponibilidade de cupom de desconto e, ainda, aprimora pesquisas de satisfação, o que gera insights para a equipe de marketing da empresa.
O QR Code oferece ao cliente uma nova experiência de acesso ao cardápio e pode garantir uma ampla organização e versatilidade. A opção do QR Code também pode ser aplicada no momento de escolher o pedido e formas de pagamento pelo serviço prestado. Um levantamento da How Many Phones Are in The World, efetuado pela BankMyCell, mostrou que 56% dos brasileiros afirmam que já tiveram seu processo de compra impactado pela ferramenta.
A mesa interativa é uma tendência inclusiva. O sistema permite fácil visualização do prato a ser escolhido e acesso a inúmeros idiomas, conforme configuração do sistema. Além disso, destaca-se pela usabilidade e interação de um menu com demais opções, como propagandas e até mesmo jogos, enquanto o consumidor aguarda o pedido.
No cenário geral, a tecnologia no setor alimentício traz novas perspectivas para acompanhar as mudanças no hábito do consumidor, além de dar espaço para a criação de novas ferramentas e desenvolvimento de produtos interativos que trabalham melhor a relação com o tempo e a experiência.
*João Alfredo Pimentel é empresário digital serial, CEO e fundador da 6place – plataforma digital de abastecimento.
Fonte: OLIVER PRESS
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