As tendências de sabores são baseadas nas prioridades proativas de saúde e nutrição sustentável, mas também no desejo de explorar sabores tradicionais em novos formatos.
Sabores que oferecem novidades, altos níveis de indulgência e benefícios à saúde irão impulsionar a preferência do consumidor em 2022, de acordo com o relatório Taste Charts de 2022 da Kerry, empresa líder mundial em sabor e nutrição. As informações resultam da análise de diferentes fontes, desde lançamentos de produtos, cardápios de restaurantes, resultados de pesquisas, assim como investigação do conteúdo de influenciadores digitais.
Segundo Deni Sheridan, Gerente de Insights do Consumidor para LATAM, “A pandemia do COVID-19 afetou os consumidores em um nível profundamente emocional, mudando suas prioridades e percepções sobre saúde e bem-estar. Isso, sem dúvida, impactou suas preferências gerais de alimentos e bebidas, desafiando os inovadores a criar novos sabores que alimentem o desenvolvimento e a renovação de seus produtos. Os consumidores procuram um elemento de surpresa nos formatos tradicionais, bem como conforto – as marcas podem apelar a esse desejo de novidade combinando de sabores emergentes e promissores com os clássicos de sempre”.As restrições de movimento levaram os consumidores a viajar pelo mundo por meio de suas papilas gustativas, com sabores étnicos, aparecendo principalmente nos snackes.A indulgência e o conforto também são importantes para os consumidores e podem ser invocados com sabores tradicionais, como chocolate e sabores doces como churro, brownie ou marshmallow, estes surgindo em produtos lácteos e bebidas quentes.Por outro lado, com um foco crescente na saúde intestinal, suporte imunológico e bem-estar emocional, os consumidores também buscam alimentos e bebidas que os façam sentir que estão desempenhando um papel ativo em sua saúde futura, mas com um ótimo sabor.Também nos últimos anos e devido à constante migração, na América Latina há muita influência de pratos estrangeiros, principalmente asiáticos, o que já começa a afetar os sabores emergentes em várias categorias de lanches e salgados. Esses sabores exóticos passam a se misturar com os pratos locais.A sustentabilidade é outro fator importante e os consumidores buscam ingredientes de origem responsável. Um estudo recente da Kerry revelou que, globalmente, 49% dos consumidores consideram a sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas.Pesquisa da Tate & Lyle, fornecedora de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, identificou que os consumidores esperam, não apenas produtos mais saudáveis e saborosos, mas também que sejam produzidos de forma responsável e sustentável.A equipe global da Tate & Lyle realizou sua própria pesquisa de consumidores, avaliou centenas de estudos e dados e, juntamente com as equipes de negócios da empresa em todo o mundo, identificou as seguintes tendências principais que impulsionarão as compras dos consumidores:Transparência – O movimento de rótulo limpo (conhecido por produtos com menos ingredientes e mais reconhecidos) continua a evoluir, passando de apelos “naturais” para comunicar como os produtos são feitos.Plant-based: Os consumidores estão focados em saúde e sustentabilidade, escolhendo produtos que são melhores para eles e para o planeta. Eles são atraídos por produtos à base de plantas devido aos resultados positivos para a saúde e ao impacto ambiental.Reduzido em açúcar: Os consumidores estão procurando opções para obter e se manter saudável, como a redução da quantidade de açúcar na dieta. No entanto, se dividem entre reduzir o açúcar e manter uma boa experiência de sabor.Saúde intestinal: À medida que aumenta a conscientização sobre a saúde intestinal e seus benefícios, mais consumidores procurarão produtos com esse apelo.Conveniência: Conectados digitalmente, os consumidores estão ficando sem tempo e procurando facilidade, eficiência e recompensa instantânea dos produtos que compram, incluindo alimentos e bebidas. Este é um desafio de formulação para os fabricantes.Lanches saudáveis: o lanche é um momento importante na alimentação, porém, os consumidores estão priorizando a saúde. Lanches saudáveis são uma escolha óbvia para atender a essa demanda.Em um ambiente dinâmico e em rápida evolução, a inovação nunca foi tão importante para satisfazer as preferências do consumidor, e o sabor é o primeiro ponto de partida. “O sabor é a base da inovação bem-sucedida e do desenvolvimento de novos produtos”, conclui Sheridan.
(Fonte: Food NewsLatam.com, jan/22)