SIAL E O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

Durante cinco dias, de 15 a 19 de outubro, a SIAL Paris tornou-se fonte internacional de inspiração para a indústria de alimentos. A feira, que ocorre desde 1964, é uma plataforma B2B realizada com o objetivo de prospectar novos produtos, fornecedores e divulgar tendências e mercados. Algumas dessas tendências foram divulgadas pela Food News Latam e publicadas a seguir:

  1. A inovação alimentar é essencial

Conquistar consumidores, ganhar participação de mercado da concorrência, manter a liderança de mercado ou sobreviver em um ambiente altamente competitivo. Seja qual for o motivo, todas as empresas devem inovar.

É assim que o SIAL tem se mostrado, e não apenas em sua seção de concursos e inovação, já que a maioria das empresas expositoras mostrou neles suas novidades.

  1. A saúde está se tornando um fator mais determinante para os consumidores.

Os estudos divulgados durante a SIAL, realizados em conjunto com a Kantar, ProtéinesXTC e NPD, revelaram que mais de 70% dos consumidores fizeram alterações na sua dieta no último ano para melhorar a sua saúde. Além disso, 7 em cada 10 seguem uma dieta mais saudável e quase 40% prestam mais atenção aos ingredientes porque querem proteger sua saúde.

Tudo isso marca um roteiro muito claro para as empresas do setor de alimentos: elas devem avançar no desenvolvimento de produtos com baixo teor de gordura, açúcar e sal, já que essa é a demanda dos consumidores.

  1. A aposta na gastronomia circular

A gastronomia circular é a gastronomia que tem um impacto positivo no planeta. É uma gastronomia com uma visão holística que integra produção, consumo e educação”. Essa é a definição do chef estrelado Michelin Mauro Colagreco, que ofereceu uma das apresentações no SIAL. Ele garantiu que a gastronomia circular é o único caminho para a indústria alimentícia de amanhã.

  1. A digitalização do setor para enfrentar os desafios

A digitalização foi apontada no SIAL como uma ferramenta necessária para ajudar a indústria alimentar nos seus grandes desafios, como a rastreabilidade, redução do impacto ambiental, personalização do produto… impactar ou combater o desperdício de alimentos; e no nível organizacional para atender profissionais que aspiram a novas formas de trabalho ou teletrabalho.

  1. A relevância da RSE para os consumidores

Os consumidores já não compram (apenas) os produtos de que gostam. Eles escolhem produtos de empresas de que gostam. E aqui a Responsabilidade Social Corporativa desempenha um papel fundamental. Segundo estudos da Kantar, ProtéinesXTC e NPD revelados no SIAL, quase 40% dos consumidores prestam cada vez mais atenção às questões ambientais e éticas. E mais de 10% já mudaram radicalmente sua forma de comer por esses motivos. Além disso, essas preocupações se traduzem em quase 8 em cada 10 pessoas querendo que as empresas contribuam para você.

(Fonte: FoodNewsLatam, out/2022)

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *