Reprocessamento de leite UHT? MAPA esclarece “fake news”

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece que as informações que circulam na internet sobre o reprocessamento do Leite UHT (Ultra Alta Temperatura) são falsas. Segundo a mensagem, os códigos numéricos ou imagens no fundo da embalagem longa vida indicariam que o leite foi reprocessado.

“O reprocessamento térmico do leite para consumo humano direto é proibido pelo Parágrafo 8º, do Artigo 255 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem – RIISPOA, aprovado pelo Decreto no 9.013 de 29 de março de 2017, não podendo ser, de forma alguma, praticado pelos laticínios”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ana Lucia Viana.

O Dipoa, juntamente com as unidades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), mantém seu trabalho de acompanhamento, fiscalização, inspeção e auditorias da produção dos alimentos de origem animal a fim de garantir que qualquer irregularidade seja evitada.

Fonte: MAPA.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

3 thoughts on “Reprocessamento de leite UHT? MAPA esclarece “fake news”

    1. Bom dia Regiane,

      Trata-se de teste de impressão gráfico. Costuma-se fazer em intervalos regulares da bobina de embalagem. Assim, se tiver algum problema na impressora já é corrigido e não se perde a bobina toda.

  1. tivemos muitos problemas entre 2000 e 2018 por conta de empresas e fiscais do SIF…. e afirmo que por conta dos diversos processos no MP, envolvendo cooperativas, a regulamentação sobre o reprocessamento era diferente, até as normas de CIP para sanitização das máquinas, HAACP, e diversas outras eram seguidas, ….. mas havia sim, o retorno em algumas dessas empresas…. Não sei se com as mudanças em RDC a partir de 2017, em que o MA passou a definitivamente proibir a repausteurização e reesterilização do leite para consumo direto, mas antes disso havia uma interrogação tanto ambental quanto de segurança alimentar na gestão do produto retornado….

    a cadeia de laticínio se tornou muito mais ampla, aquilo que antes era eliminado ou repassado aos fazendeiros como rejeito para alimentar animais, passou a voltar para a linha de produção, em forma de novos alimentos industrializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *