PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE DE CABRA E DERIVADOS

Revista Higiene Alimentar, v.36 (294):  e1073, jan-jun, 2022. DOI 10.37585/HA2022.01leite

CONSUMER’S PROFILE OF GOAT’S MILK AND ITS DERIVATES

Rafaela Castro da Silveira1 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. 

https://orcid.org/0000-0002-8449-1374

silveirarafaelac@gmail.com

 

Profª Drª. Verônica Schmidt2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. 

http://orcid.org/0000-0003-1666-8577

veronica.schmidt@ufrgs.br

¹Participação no desenho do projeto, coleta de dados, formulação e elaboração do artigo Escrita – Primeira Redação

²Participação no desenho do Projeto, Metodologia, Discussão dos Resultados, Escrita – Revisão e aprovação da versão final do artigo.

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo traçar o perfil do consumidor do leite de cabra e seus derivados, especialmente quanto à frequência e razão do consumo desses produtos. Foi realiada uma survey utilizando um questionário, com perguntas abertas e fechadas, enviado por meio eletrônico no sistema bola de neve. O questionário foi respondido por 372 pessoas, sendo 212 (57%) destas já consumiram algum derivado de leite caprino. A maioria dos respondentes era do sexo feminino (68,5%) e idade até 24 anos (68,5%). A escolaridade variou de ensino fundamental à pós-graduação, sendo que o ensino superior incompleto ou completo e pós-graduação representam cerca de 80% dos respondentes e cerca de 54% possuem renda até 3 salários-mínimos. Queijos (>60%) e leite em pó (16%) são os produtos com maior e menor consumo, respectivamente, sendo a aquisição dos produtos é realizada, preferencialmente, em super e hipermercados. Entre os motivos para consumo dos produtos estão o sabor, curiosidade, ser saudável, possuir mais vitaminas, fatores nutricionais e funcionais, qualidade e indicação médica. O consumo diário de produtos de origem caprina ainda é baixo, sendo necessária a desmistificação quanto ao sabor destes produtos e a divulgação de suas características nutricionais.

Palavras-chave: Consumo. Produtos lácteos. Stakeholders.

 

ABSTRACT

This article aims to outline the consumer’s profile of goat’s milk and its derivatives, especially regarding the frequency and reason for the consumption of these products. A survey was carried out using a questionnaire, with open and closed questions, sent electronically in the snowball system. The questionnaire was answered by 372 people, 212 (57%) of whom have already consumed some goat’s milk derivative. Most respondents were female (68.5%) and age (68.5%) up to 24 years old. Education ranged from elementary to post-graduate, with incomplete or complete higher education and post-graduate education accounting for about 80% of respondents and about 54% earning up to 3 minimum wages. Cheese (> 60%) and powdered milk (16%) are the products with the highest and lowest consumption, respectively, with the products being purchased, preferably, in super and hypermarkets. Among the reasons for consuming the products are the taste, curiosity, being healthy, having more vitamins, nutritional and functional factors, quality, and medical indication. The daily consumption of goat’s products is still low, and it is necessary to demystify the flavor of these products and publicize their nutritional characteristics.

Keywords: Consumption. Dairy products. Stakeholders.

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