2021 foi declarado pela ONU como o ano internacional de frutas e verduras. O objetivo é impulsionar o consumo, conscientizando e informando sobre os benefícios nutricionais, além de incentivar políticas de redução de desperdícios.
Por serem alimentos altamente perecíveis e apresentarem adversidades como transporte e preços elevados, as frutas e verduras ainda são produtos inacessíveis, senão com disponibilidade e acesso restrito, para muitos. Sendo assim, o documento engloba dados e informações sobre a importância de tais produtos para uma alimentação equilibrada e saudável, a situação mundial no quesito produção, comércio e consumo, salienta os índices de perdas e propõe medidas visando diminuí-los.
A iniciativa é uma oportunidade não só para os envolvidos em toda a cadeia do sistema alimentar, mas também para os países atuarem e promoverem políticas de alimentações mais saudáveis e adequadas nutricionalmente. As medidas propostas contribuirão também, para o combate à fome e a todas formas de desnutrição.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.