Os fabricantes de materiais para equipamentos de alimentos, compostos não alimentícios e produtos químicos agora podem certificar seus produtos de acordo com a diretriz “PFAS-Free” da NSF, demonstrando um compromisso com a saúde humana e do planeta.
Ann Arbor, MI, EUA, 25 de março de 2025 – A NSF , organização líder global em saúde pública e segurança, anunciou hoje o lançamento da Diretriz de Certificação NSF 537: Produtos livres de PFAS para compostos não alimentícios e materiais de equipamentos alimentícios (NSF 537). A nova diretriz aproveita os amplos recursos laboratoriais e de testes da NSF para confirmar que os produtos estão livres de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), um grupo de materiais sintéticos ou artificiais que resistem à degradação, também conhecidos como “produtos químicos eternos”.
Devido às suas propriedades repelentes de óleo e água, os PFAS são frequentemente usados para fabricar produtos resistentes à água ou a manchas, antiaderentes e à prova de gordura, incluindo bens de consumo, equipamentos alimentícios e compostos não alimentícios, como lubrificantes, limpadores e desinfetantes seguros para alimentos. Ao mesmo tempo, sabe-se que os PFAS são carcinogênicos e têm sido associados a condições prejudiciais de saúde, incluindo doenças hepáticas, certos tipos de cânceres e atraso no desenvolvimento de crianças. De acordo com o National Institute of Environmental Health Sciences, (Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental) as pessoas provavelmente são expostas aos PFAS por meio do consumo de água ou alimentos contaminados.
“Com as crescentes preocupações e novas regulamentações sendo introduzidas sobre os PFAS em nosso meio ambiente e suprimento de alimentos, a NSF 537 representa um avanço significativo na segurança e transparência do consumidor”, disse Sam Cole, Diretor de Avaliação de Contato com Alimentos da NSF. “Essa certificação capacitará os fabricantes com visão de futuro a distinguir claramente os produtos livres de PFAS, dando às empresas de varejo e de alimentos e aos consumidores confiança e tranquilidade.”
Principais Características da Diretriz de Certificação 537 da NSF: Produtos Livres de PFAS para Compostos Não Alimentícios e Materiais para Equipamentos de Alimentos (NSF 537):
• Baseada em Evidências: A diretriz é respaldada por décadas de conhecimento especializado do setor de alimentos e desenvolvimento de padrões, e baseia-se nos limites existentes nas regulamentações estaduais.
• Revisão Completa da Formulação: Revisão técnica dos ingredientes do produto, confirmando que não há PFAS adicionado intencionalmente.
• Testes Abrangentes: Garante níveis mínimos ou inexistentes de flúor orgânico total (TOF) com retestes anuais.
• Divulgações Rigorosas: Esse requisito exige que o fabricante ateste que nenhum aditivo de PFAS ou material reciclado pós-consumo é usado no produto e que as instalações de fabricação minimizam a contaminação cruzada.
• Marca de Certificação: os produtos com certificação NSF PFAS-Free (Livre de PFAS) são acompanhados pela marca de certificação oficial relevante da NSF, o que indica a conformidade com a diretriz para varejistas e consumidores.
• Listagem Pública: Os compostos não alimentícios certificados estão listados no NSF White Book™ e os materiais certificados para equipamentos alimentícios estão na Lista de Equipamentos de Alimentos Certificados da NSF.
“A certificação 537 da NSF ajuda a reduzir a exposição humana a esses produtos químicos nocivos e, ao mesmo tempo, ressalta o compromisso de atender às regulamentações em desenvolvimento, abrindo, consequentemente, oportunidades de exportação”, acrescentou Cole. “Ao exigir a certificação 537 da NSF, os especificadores e compradores podem melhorar ainda mais operações sustentáveis, inclusive em instalações de processamento de alimentos, fabricação de equipamentos e nos setores de varejo, serviços de alimentação e hospitalidade.”
Projetada por especialistas em segurança dos alimentos, a NSF 537 baseia-se nas
necessidades do setor, no conhecimento profundo do setor de alimentos e em décadas de desenvolvimento de padrões. Para obter a certificação, os produtos compostos não alimentícios devem primeiro ser registrados de acordo com as Diretrizes de Compostos Não Alimentícios da NSF ou certificados pela NSF de acordo com a ISO 21469, Segurança de Máquinas, Lubrificantes com Contato Incidental de Produto – Requisitos de Higiene. Os materiais para equipamentos alimentícios devem ser certificados de acordo com a Norma 51 da NSF/ANSI: Materiais para Equipamentos Alimentícios para garantir que os produtos atendam aos requisitos mínimos de saúde pública e saneamento.
Saiba mais:
Observação: PFAS-Free (Sem PFAS) significa que o produto não contém PFAS adicionado intencionalmente, nenhum material reciclado pós-consumo, nenhum aditivo PFAS usado intencionalmente (PPA, etc.) e que o flúor orgânico total é inferior a 50 ppm.
Sobre a NSF
A NSF é uma organização independente de serviços globais dedicada a melhorar a saúde humana e do planeta há mais de 80 anos, desenvolvendo padrões de saúde pública e fornecendo testes, inspeção, certificação, serviços de consultoria e soluções digitais de classe mundial para os setores de alimentos, nutrição, água, ciências da vida e bens de consumo. A NSF tem 40.000 clientes em todos os continentes e é um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Segurança dos Alimentos, Qualidade da Água e Segurança de Dispositivos Médicos.
Ieda Perini
iperini@nsf.org
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- NSF Apresenta Certificação PFAS-Free (Sem PFAS) - 28 de abril de 2025
- EMBRAPA CRIA MÉTODO PARA IDENTIFICAR FRAUDES NO MEL DE ABELHAS NATIVAS - 25 de abril de 2025
- QUALIDADE DA CARNE COMERCIALIZADA EM UM MERCADO PÚBLICO DO PERNAMBUCO EM 2024 - 17 de abril de 2025