Mundos veganos e vegetarianos são cheios de peculiaridades!

Veganismo e vegetarianismo são palavras que não significam apenas a escolha de aderir a um hábito alimentar ou outro, mas também a um estilo de vida que pode envolver desde questões ambientais até a saúde e zelo pela vida animal.

Parar de consumir alimentos de origem animal é uma grande mudança para o organismo. Algumas pessoas se dão bem e não sentem falta pelo resto da vida, já outras nem tanto.

Ser onívoro, ou seja, alguém que ingere alimentos de origem vegetal e animal, assim como ser vegetariano ou vegano, tem uma série de aspectos positivos e negativos, já que tanto alimentos de origem vegetal quanto animal possuem suas especificidades como nutrientes, vitaminas, entre outras propriedades.

A professora Vivian Marques Suen, da Divisão de Nutrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, fala que “vegetarianos e veganos têm uma ingestão menor de colesterol, muito presente na carne, sendo necessário, então, a compensação de calorias com outros tipos de alimentos”, mas, mesmo assim, conta que ambas as alimentações são saudáveis.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à forma como vegetarianos e veganos são atendidos em centros hospitalares. A professora Vivian explica, ao analisar sob o aspecto clínico: “Não existe nenhuma restrição. Uma pessoa que precisa de atendimento é tratada como qualquer outra pessoa que come carne. Apenas em casos de doação de sangue é necessário fazer exames para saber se a pessoa está anêmica ou não”. (Luciano Filho, Jornal da USP, 11/09/2019.)

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *