Por Jean Pontara, Sócio da J.Pontara Inteligência no Mercado de Alimentos, especialista
nos mercado de Food Service.
O que será do nosso mercado e o que será da minha empresa agora e depois da reabertura dos negócios?
Essa é certamente uma das perguntas mais difíceis de responder nesse momento onde temos um horizonte curto.
Porém algumas experiencias dos países que ja passaram por diversas fases do corona vírus, mais as vivências que tivemos nas crises econômicas de 2008 e 2013 nos permite alguns direcionamentos.
Na consultoria dividimos as orientações por momento e por área:
Clima empresa
– Nao permita que o medo e o seu pessimismo seja transferido para os colaboradores, sofra por dentro, mas transmita otimismo
– Desenhe planos para o futuro
– Evite as demissões, use outros recursos, mas se tiver que demitir, faça, porem deixe claro ate onde isso vai
Comercial – Quarentena
– Reduzir a equipe de vendas é uma péssima idéia, ela que vai te salvar, faça substituições baseadas em performance, mas não reduza
– Mantenha a equipe de vendas trabalhando, buscando oportunidades, aumentando o mix dentro dos clientes ativos e prospectando novos clientes
– Aproveite o momento pra construir um plano de retomada por vendedor
– Contato diário com o time, mantenha o ritmo como se tudo estivesse normal
– Reuniões semanais on line com todo o time para manter o espirito de corpo da equipe
Comercial – Pós quarentena
– Promova uma grande reunião de Retomada, bem energizante
– Lance uma grande campanha de vendas para o trimestre
– Inicie a execução do plano de vendas criado na quarentena
– Visite 100% da base, avalie sobre várias óticas a situação de cliente a cliente
– Esta crise nos ensinou a nao concentrar em canais e segmentos, então dentro do possível diversifique canais, busque negócios no Food Service e também no Auto Serviço, esse canal se mantem com vendas firmes e alguns picos de crescimento, salvou muitas indústrias e distribuidores
– Diversifique segmentos dentro dos canais, neste momento o segmento de snacks/lanches e de pizzas, perderam menos, porem os de refeições afundaram
Crédito e Finanças
– Reforce seu caixa, urgente que você se prepare para alguns meses de vendas tímidas e de baixa liquidez no mercado
– A inadimplência pode ficar ao redor de 40% nos próximos meses, reduzindo de forma gradual na velocidade que os clientes retomarem seu faturamento
– Negocie, Negocie e Negocie com seus clientes, avalie a possibilidade de parcelar o passado e reabrir o credito em prazos mais curtos para os inadimplentes
Cabe aqui falar que muito consumidores sem o hábito de pedir comida pronta, foram obrigatoriamente levados a experimentação de alguns formatos de vendas como Delivery, Take Away e Drive Thru, assim todos analistas entendem que o publico destes formatos deve se manter no pós Covid-19, o que pode demandar produtos e ingredientes específicos para alimentaçao a ser transportada.
Estamos vivendo um momento que demanda inteligência e equilíbrio emocional dos lideres, espero que todos encontrem isso!
Fonte: Marketing Nutricional
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