A Marfrig Global Foods anunciou uma nova linha de cortes de carne bovina oriundos de gado criados em sistema de produção que neutraliza emissões de metano, a Viva Carne Carbono Neutro, informou a empresa em webinar.
A carne tem a certificação carbono neutro desenvolvida pela Embrapa, que é um selo para carnes produzidas em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF).
Por meio desse sistema, gases do efeito estufa produzidos no processo de produção das carnes são neutralizados pela plantação de árvores. A Viva Carne Carbono Neutro da Marfrig é produzida em parceria com a Fazenda Santa Vergínia, em Mato Grosso do Sul.
“A gente acredita que esse produto tem um mercado potencial enorme e vai fazer muito sucesso aqui (no Brasil) e quiçá, daqui a pouco, quando tivermos um aumento da produção deste produto específico, ele vá ganhar o mundo, principalmente mercados mais exigentes como o europeu e americano”, disse o diretor de Sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez.
Os cortes da nova linha Viva Carne Carbono Neutro são embalados a vácuo e incluem maminha, contrafilé, entrecote, baby beef, entre outros, nas opções resfriada ou congelada.
O novo produto estará inicialmente disponível para vendas nas redes de supermercados Pão de Açúcar, mas a Marfrig pretende expandir a distribuição para outros mercados no futuro.
Entre o fim de 2020 e início do ano que vem, a companhia também pretende lançar uma linha de carnes de baixo carbono no Brasil, segundo Pianez.
A nova linha de carnes carbono neutro é parte do programa Plano Marfrig Verde+ lançado em julho, que visa o desenvolvimento da pecuária sustentável e busca eliminar o desmatamento na cadeia de produção da companhia até 2030.
A Marfrig também anunciou na quinta-feira que visa reduzir suas emissões de gases do efeito estufa diretas em 43% até 2035 e cortar as emissões indiretas em 35%.
Fonte: CarneTec/EXPOMEAT
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE IOGURTE PRODUZIDO COM FARINHA DE BAGAÇO DE MALTE E Lactcaseibacillus casei - 11 de novembro de 2024
- ALTO CONSUMO DE XILITOL PODE DOBRAR RISCO DE DOENÇA CARDÍACA - 7 de novembro de 2024
- QUALIS-PERIÓDICOS SERÁ SUBSTITUÍDO POR CLASSIFICAÇÃO COM FOCO NOS ARTIGOS - 1 de novembro de 2024