MAPA adapta normas à situação de pandemia

Pequenos produtores costumam ser os mais afetados em momentos de crise. Em função da pandemia, no fim de março, o Mapa emitiu um ofício circular que autoriza laticínios com o Selo de Inspeção Federal (SIF) a comprar leite de pequenas indústrias, que possuam selos de inspeção estadual ou municipal (SIE e SIM).

O empresário Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), que atuou diretamente pela medida, afirma que cresceu a procura do consumidor por produtos de longa duração, como os leites UHT e em pó, e as grandes indústrias têm mais acesso a redes de supermercado de maior porte.

“Laticínios menores encontravam-se com dificuldade para escoar seus produtos refrigerados de prazo curto de validade, devido ao fechamento de restaurantes, bares e similares. Com o ofício, passaram a poder vender o leite fluido aos estruturados com SIF. Produtores devem solicitar ao pequeno laticínio que faça essa ponte com o laticínio que possui inspeção federal. É a melhor maneira de reduzir as perdas dos pequenos produtores”, avalia Borges.

Fonte: CFMV

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *