Quando ouvimos/lemos a palavra “pescado” inconscientemente nos remete a peixes, que o consciente coletivo diz que ‘peixe é tudo igual’ e isso faz com que pensemos erroneamente como bovinos e suínos, onde a raça traz algumas diferenças, porém sem grandes impactos do ponto de vista de características. Falando somente em peixes é um universo a parte – peixes de água doce ou salgada, pesca extrativa ou cativeiro, ósseo ou cartilaginoso, onívoro ou predador, hábitos migratórios ou não. Se levarmos em conta o conceito de fato do que é ‘pescado’ e envolver as demais espécies o assunto se torna mais complexo, mas com certeza fascinante e essencial, visto que há muito o que se estruturar nessa cadeia produtiva.
De olho nisso a Verakis, instituição francesa que trabalha com a mediação e a disseminação das ciências dos alimentos e alimentação, com o intuito de melhorar o fluxo e a qualidade das informações que circulam entre os profissionais especialistas e para o público leigo, realizará o evento “Da água ao prato: A pesca e o pescado na União Europeia” – Normativas e atualizações na cadeia produtiva do pescado. Acontecerá através de reuniões online com Discussão e debate com participantes atuantes da cadeia do setor do pescado na Europa (setor público, setor privado-RT, consultoria e auditoria).
O objetivo desse evento é mediar o conhecimento da legislação para produção e comercialização de pescado e produtos da pesca no mercado europeu. O público-alvo são empresários, técnicos, órgãos reguladores e fiscalizadores brasileiros.
CONTEÚDO • Legislação de alimentos na UE – (Pack Hygiene); • Legislação europeia e portuguesa para cultivo, captura, descarga e processo no setor da pesca e pescado; • Inspeção no setor da pesca e pescado na U.E. e Portugal (cultivo, captura, descarga e processo); • Rastreabilidade no setor da pesca e pescado na U.E. e Portugal (cultivo, captura, descarga e processo).
O evento acontecerá nos dias (horário de Brasília):
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.