Com o objetivo de disponibilizar um material confiável e útil para a indústria de águas envasadas que envolvam qualidade e segurança de alimentos, o Portal e-food, em parceria com especialistas da área, reuniu uma coletânea com 18 artigos sobre o tema
A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a qualidade da água é de extrema importância para o ser humano, uma vez que é diretamente consumida por pessoas de todas as idades e não possui nenhuma restrição de consumo por nenhum grupo de consumidores. Qualquer contaminação na água, seja ela física, química e ou biológica, pode ter sérias consequências para a saúde dos consumidores.
O consumo de água envasada foi estimado em 53 litros per capita em todo mundo no ano de 2021. A contaminação deste produto pode gerar grandes impactos econômicos relacionados ao custo do recall, indenização às vítimas e a exposição na mídia com comprometimento da marca.
Por isso, a adoção de práticas seguras de higiene constitui o principal meio através do qual a inocuidade dos alimentos e bebidas pode ser garantida. Neste sentido, o e-book “Qualidade e Segurança de Águas Envasadas”, publicado pelo Portal e-food no dia 11 de junho de 2024, em parceria com as profissionais Rosecler Bilibio e Valéria de Oliveira Marchetti, reuniu uma coletânea com 18 artigos ricos em conteúdo técnico aos interessados no assunto.
O e-book foi dividido em quatro seções para melhor compreensão sobre o assunto. São elas: Água Mineral; Garantia e controle de qualidade na industrialização da água; Programas essenciais para qualidade e segurança de alimentos; e Gestão para melhoria contínua. Baixe o e-book gratuitamente.
Valéria Marchetti, uma das organizadoras do e-book, garante que o material será fundamental para desmistificar o produto da água envasada. Há 20 anos trabalhando nesse segmento, a especialista retrata o cenário atual. “A proposta é melhorar a qualidade e a imagem desse segmento na indústria. O e-book vem de encontro com o que a gente luta para ter há anos, ou seja, qualidade, que às vezes por vinte centavos acabamos perdendo no mercado. O e-book chega para posicionar o setor, mostrar que tem gente que trabalha para que a água envasada seja um produto de qualidade”, diz.
Rosecler Bilibio, também membro da organização do projeto, trabalha há 10 anos com água envasada, no setor de qualidade microbiológica. A profissional reforça que o e-book será fundamental para a área. “O que mais a gente sente falta é da informação qualificada para os profissionais. Um livro online chega para mais pessoas do que um livro impresso, por exemplo. Então, o e-book vem para agregar conhecimento. Esses artigos e pessoas vão contribuir para melhorar o setor”, comemorou Rosecler.
As cofundadoras do Portal e-food, Natalia Lima e Luciana Salles, demonstraram alegria em poder incentivar a divulgação de um conteúdo inédito e técnico de forma democrática para o público. “Fizemos uma triagem de especialistas que a gente tem como referência no país. Estamos animados com esse projeto que nasceu de uma forma especial para todos nós”, disse Luciana.
Natália também comemorou o empenho de todos os envolvidos para tornar a publicação possível. “O segmento de águas envasadas é repleto de aspectos regulatórios, órgãos, selos e certificações, por isso precisamos somar esforços para ter mais conhecimento e embasamento para conhecer este mercado e contribuir efetivamente para seu crescimento”, analisou.
Baixe gratuitamente o e-book “Qualidade e Segurança de Águas Envasadas” através do link: https://portalefood.com.br/downloads/e-book-qualidade-e-seguranca-de-aguas-envasadas/
Fonte: Portal e-food