Com a chegada do ano novo, entra em cena as famosas metas para alcançar ao longo dos meses seguintes, sendo as mudanças de hábitos alimentares um dos principais objetivos dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em 2018, 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne.
Começar aos poucos: a melhor forma do organismo se acostumar com a nova alimentação é mudar gradualmente, começando por um dia da semana. “Quando tentamos introduzir novos costumes na rotina bruscamente há maior chance de não nos adaptarmos e desistirmos”, explica Jessica Santos, nutricionista.
“Carnes 100% plant-based que imitam a carne animal, além de serem enriquecidas com nutrientes, são algumas opções de alimentos que podem ajudar no novo hábito alimentar sem abrir mão do sabor e da nutrição”, sugere.
Ter refeições mais equilibradas: a nutricionista comenta que o consumo equilibrado de verduras, grãos, frutas e, principalmente, leguminosas, pode ser suficiente para suprir os nutrientes da carne.
Comer com moderação: para quem está acostumado a comer em grandes quantidades, reduzir as porções de comida aos poucos também ajuda a estabelecer o novo hábito. Outra dica é se alimentar nos horários certos, estabelecendo uma rotina. “Com isso, a pessoa evita a ingestão exagerada de alimentos quando for comer e até dos famosos snacks entre uma refeição e outra”, explica.
Preparar as refeições: outra dica é montar o próprio cardápio e até deixar marmitas prontas para a semana, tornando as refeições mais práticas durante o dia a dia. “Além disso, o hábito de cozinhar a própria comida ajuda na descoberta desse novo paladar e na criação de pratos diferentes de acordo com o gosto pessoal de cada um”.
Fonte: Dezoitocom.
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- Fispal Tecnologia 2025 - 7 de janeiro de 2025
- ANUÁRIO DO SISBI - 6 de janeiro de 2025
- PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS - 3 de janeiro de 2025