Comemorado anualmente em 31 de outubro, o Dia Internacional do Arroz é uma proposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a fim de evidenciar o grão que é base de alimentação para diversas culturas ao redor do mundo e responsável por nutrir dois terços da população mundial. De fato, o arroz é o terceiro alimento mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho. Pensando nisso, a marca Tio João, uma das mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é arroz, listou uma série de curiosidades e receitas super nutritivas, capazes de inovar o cardápio do dia a dia de maneira prática e saborosa.
Reunidas pela Josapar, que fabrica cerca de 45 variedades de produtos utilizando o grão como matéria-prima base, algumas curiosidades sobre o grão:
O grão é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que seu cultivo tenha mais de sete mil anos.
Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.
O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.
O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. É considerado um símbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
Qual o melhor tipo de arroz? São os integrais, que contêm maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).
Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.
O arroz é um alimento naturalmente sem glúten.
Alguns tipos de arrozes, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
O arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico. (Ana Paula Giorgetti, anapaula@atitudecom.com.br)
Confira ainda alguns artigos e pesquisas publicados na Revista Higiene Alimentar sobre esse importante alimento:
Aflatoxinas em amendoim, feijão, arroz polido e parboilizado, comercializado em Pelotas, RS. (v. 13, n 61, pg.25)
Alternativas para substituição do sal na preparação do arroz (v 29, n. 244/245, p.177).
Análise por imagem e microscopia eletronica por varredura das farinhas extrudadas de arroz e maracujá (v.30, n. 258/259, p.144)
Avaliação da qualidade de macarrão e arroz . (v. 14, n 76, pg. 48)
Avaliação de pH, acidez titulável e crescimento de massa colônica de grãos de kefir de água inoculados em extrato hidrossolúvel de arroz (Oryza sativa) (volume 31, n. 264/265, 143)
Cinética do crescimento de Bacillus cereus em meio de arroz, sob diferentes temperaturas. (v. 16, n 100, pg. 111)
Classificação de arroz (Orysa sativa). (v. 16, n 99, pg. 35)
Comportamento reológico de bebidas mistas de farinhas extrudadas de arroz e maracujá adicionadas de pectina (v. 29, n. 250/251, p.100)
Crescimento de Bacillus cereus em meio de arroz: modelo teórico e dados experimentais. (v. 17, n. 104/105, pg. 18)
Estimativas de valores D 97.5º de esporos de Bacillus cereus, submetidos a tratamento térmico de cozimento de arroz. (v. 16, n 98, pg. 107)
Perfil da qualidade do arroz parboilizado adquirido num sistema de alimentação coletiva. (v. 15, n 89, pg. 79)
Práticas de consumo e conhecimentos sobre o arroz (Oryza sativa L): um estudo com consumidores em salvador – BA. (v. 24, n. 182, p. 68)
Produção de arroz instantâneo por desidratação (v.30, n.252/253, p.157).
Qualidade microbiológica de feijão e arroz cozido preparados em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de São Luís – MA (v. 29, n. 248/249, p.146)
Verificação da qualidade microbiológica e das condições de acondicionamento do arroz cozido no ambiente doméstico (v. 29, n. 246/247, p. 68)
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.