Para comemorado o Dia do Panificador, 8 de julho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) traz dicas das nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) sobre como conservar pães populares – pão francês, baguete, pão de forma e bisnaga -, e mostrar quais são mais nutritivos e saudáveis.
Assim como o pão francês, a unidade da baguete tem 150kcal e o mesmo processo de conservação. A única diferença é sua finura e comprimento mais largo, de resto tem características parecidas. Para conservá-los, é preferível o saco de papel, em vez do de plástico, que deve estar fechado, em local fresco e arejado. Sua validade é de 24 horas, no entanto, se congelado, pode ser armazenado por um mês.
Katlly Evillim, nutricionista da Codeagro, ressalta que se o pão passar um dia em temperatura ambiente, ainda pode ser digerido. “Uma dica é que no dia seguinte, quando ele não estiver mais com a casca torradinha, leve-o ao forno ou à sanduicheira, como preferir.”
Temos também o pão de forma, que tem 70 kcal por fatia, e a bisnaga, com 45kcal por unidade, como opções de compra. O de forma é uma alternativa utilizada para fazer lanches e torradas, ainda por cima é macio. A bisnaga, também conhecida por pão de leite, é fofa, devido à gordura vegetal, e recomendada para crianças. Por conta dos conservantes suas validades são maiores, de 7 a 10 dias, mas fique atento à data nas embalagens e mantenha fechada em local seco e arejado.
A nutricionista lembra que todos os pães citados acima possuem versões integrais, e que eles “são escolhas melhores e mais saudáveis, pois além de conter vitaminas e minerais, as fibras presentes nas farinhas integrais auxiliam no bom funcionamento intestinal e causam sensação de maior saciedade”.
Dicas de conservação.
Pão de francês, baguete, pão de forma e bisnaga:
1 – É preferível o saco de papel, em vez do de plástico.
2 – pode ser conservado em recipientes plásticos com tampa.
3 – Deve ficar fechado em local fresco, seco e arejado.
4 – Se for congelado, pode ser armazenado por um mês.
5 – Fique atento à data nas embalagens.
Por Kevin Previatti. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- PESQUISA REVELA POTENCIAL DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DE BRASÍLIA NO COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR - 19 de dezembro de 2024
- COMER BEM É UM DESAFIO MAIOR PARA OS MAIS POBRES - 16 de dezembro de 2024
- “RUMO A UM MARCO REGULATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS” - 11 de dezembro de 2024