Conquistar os consumidores é um dos grandes desafios da indústria alimentícia, especialmente neste momento em que a sociedade busca cada vez mais o consumo de alimentos saudáveis, naturais, orgânicos e veganos. Segundo pesquisa da Euromonitor, agência internacional de pesquisa de mercado, o Brasil já ocupa o 4º lugar em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta RS$ 35 bilhões por ano. O estudo revela que, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano.
Dentro deste segmento, têm se destacado os alimentos plant based, ou seja, com matéria-prima de origem vegetal. Estes dados ressaltam que este setor da indústria deve estar atento às tendências de consumo, apostar no desenvolvimento de produtos saudáveis e adaptar as linhas de produtos já existentes.
De acordo com pesquisa da Organis (Entidade Setorial dos Orgânicos) sobre o consumo de produtos orgânicos no Brasil 2019, a preocupação com a saúde é um dos principais motivos para a busca da população por produtos orgânicos, liderando o ranking com 84%, seguida por características do produto (30%), meio ambiente (9%), curiosidade (9%) e estilo de vida (7%). Ainda segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram estar ‘muito interessado’ e 35% ‘interessado’ em buscar informações sobre como manter uma alimentação mais saudável, esses dois itens juntos totalizam 88%, o que mostra que muitos brasileiros mudaram padrões de consumo de alimentos.
É preciso mostrar ao mercado que é possível tornar os alimentos mais saudáveis, funcionais e que também fazem bem ao meio ambiente, sem deixar o sabor de lado. Para isso, é preciso desenvolver continuamente produtos ricos em valor nutricional e saborosos para consumo direto ou como ingredientes de diferentes receitas.
Sem dúvidas, a alimentação saudável é uma tendência que veio para ficar e este setor da indústria está de olho nesse cenário e em busca de ingredientes que colaborem para essa grande transformação.
Fonte: gpimage.
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