Projeto “Capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos” foi selecionado em 1º lugar na categoria Experiências Bem-Sucedidas
O trabalho “Capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos: experiência de um grupo de extensão universitária” foi selecionado em 1º lugar na categoria “Experiências Bem- Sucedidas” no XI Congresso Latino-Americano e XVII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, realizado de 24 a 26 de abril de 2024 em Natal/RN.
Sob orientação da Profa. Daniele F Maffei, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o trabalho destacou as experiências do Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²), com ênfase nos treinamentos de boas práticas promovidos anualmente. O projeto foi apresentado pela mestranda do PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Rafaela Moretti Vieira Ribeiro e teve como co-autora Denise de Almeida Leme Baptista Baptista.
“Ter o trabalho classificado em primeiro lugar é um importante reconhecimento e reflete nosso compromisso com a disseminação do conhecimento e o impacto positivo dessas iniciativas para a comunidade”, destaca a professora Daniele.
Para a mestranda, apresentar os resultados do seu trabalho de mestrado e compartilhar as experiências do grupo de extensão do qual faz parte no congresso foi enriquecedor. “O reconhecimento só aumenta minha motivação para continuar contribuindo e participando dessas oportunidades de troca de conhecimento”, complementa.
O projeto consiste em palestras abordando temas relevantes, alinhados com as regulamentações sanitárias pertinentes às indústrias de alimentos e serviços de alimentação, bem como atividades práticas relacionadas à higiene pessoal, englobando procedimentos como swab de mãos (sujas, limpas e higienizadas) e nariz, realizadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da universidade. O treinamento é realizado em duas noites, somando um total de 8 h de atividades. Nas últimas edições (2018, 2019, 2022 e 2023) o treinamento atraiu 99 participantes, que deram feedback muito positivo (média 9,5 nas avaliações). Além disso, tem resultado em parcerias pós-treinamento com diversos estabelecimentos participantes, possibilitando interações contínuas com a comunidade.
Texto: Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 13/5/2024
Giovana Gerage Estagiária de Comunicação Divisão de Comunicação
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.