A Milenar tradição do ayurveda e o veganismo são filosofias semelhantes de um ponto de vista moral e ético, incentivando a preservação do nosso meio ambiente e o respeito à vida.
A teoria sobre a importância do alimento e o seu uso como medicamento é um dos principais pilares do ayurveda. O conceito que associa a saúde pessoal à qualidade da alimentação está diretamente relacionado aos dois estilos de vida. A ciência do ayurveda considera que a principal causa das doenças tem origem no sistema digestivo, sendo essencialmente relacionada à alimentação desequilibrada, composta por exageros alimentares, excesso de produtos industrializados, ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico.
“Os maus hábitos sobrecarregam o sistema digestivo e apagam o agni – fogo digestivo, permitindo a formação de toxinas. Estas toxinas migram “transbordam” do estômago e intestinos, se espalhando por todo o corpo e instalam-se nos tecidos e sistemas causando inicialmente doenças mais simples e com o passar do tempo doenças mais graves”, explica Carol Diniz, terapeuta com especialização em Ayurveda, alimentação terapêutica e programas de desintoxicação.
O ayurveda também considera que a raiz das doenças está nos condicionamentos mentais: o modo de viver, sentir e pensar a realidade na qual a pessoas se move. Purificar as motivações é fundamental para saúde, felicidade e paz. “Podemos fazer a mesma leitura em relação às nossas escolhas alimentares: rever velhos hábitos e despertar nossa consciência para as necessidades de nossa constituição e individualidade biológica”, acrescenta Carol.
Conhecer o biótipo constitucional ou dosha facilita o processo de construção de uma rota alimentar saudável. A alimentação é essencial para a construção dos tecidos corporais e sustentação da nossa energia vital. Para o Ayurveda, no entanto, o que se come, onde se come, como se come e quando se come é de fundamental importância. Ao conhecido lema, “você é o que você come”, acrescenta-se também “e o que você absorve”. O melhor alimento pode gerar toxinas quando não pode ser bem digerido. A digestão é tão ou mais importante que a nutrição. O Fogo Digestivo ou as enzimas digestivas são fundamentais para nossa saúde.
Nesta visão não adianta fazer uma dieta equilibrada se a função digestiva não funcionar adequadamente. Para favorecer o organismo, ervas e especiarias são utilizadas para melhorar a absorção e assimilação dos nutrientes bem como para melhorar as funções digestivas. . Fonte: Valle da Mídia Assessoria de Imprensa.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.