Chá-mate ganha dicionário com atributos, definições e referências.

Assim como o vinho e o café, agora o chá-mate também possui um dicionário próprio, com 39 atributos  relacionados à aparência, textura oral, aroma e sabor residual.

O trabalho parte de pesquisadores da Embrapa orientados por professores da Universidade do Estado de Kansas, nos EUA, que visam classificar o chá-mate de maneira mais eficiente e padronizada no mercado.

Para o  projeto, foram analisadas 18 amostras de diferentes regiões do Brasil, por um grupo de jurados com experiência e percepções sensoriais treinadas.

A intenção é que a criação do dicionário seja benéfica para toda a cadeia produtiva da erva mate. A reclassificação do produto, possibilidade de diferenciação, categorização da matéria prima, otimização dos processos, desenvolvimento de novos produtos e direcionamento das expectativas frente aos produtos oferecidos, são consequências que favorecem desde as indústrias, fabricantes e gerentes de cultivo, aos consumidores.

A matéria completa pode ser acessada pelo site da Embrapa.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

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