Assim como o vinho e o café, agora o chá-mate também possui um dicionário próprio, com 39 atributos relacionados à aparência, textura oral, aroma e sabor residual.
O trabalho parte de pesquisadores da Embrapa orientados por professores da Universidade do Estado de Kansas, nos EUA, que visam classificar o chá-mate de maneira mais eficiente e padronizada no mercado.
Para o projeto, foram analisadas 18 amostras de diferentes regiões do Brasil, por um grupo de jurados com experiência e percepções sensoriais treinadas.
A intenção é que a criação do dicionário seja benéfica para toda a cadeia produtiva da erva mate. A reclassificação do produto, possibilidade de diferenciação, categorização da matéria prima, otimização dos processos, desenvolvimento de novos produtos e direcionamento das expectativas frente aos produtos oferecidos, são consequências que favorecem desde as indústrias, fabricantes e gerentes de cultivo, aos consumidores.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência.
Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.