Café solúvel cria marca setorial para o mercado nacional e internacional

Café é uma iguaria degustada pela maioria dos brasileiros e uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. É sempre muito bem-vindo seja na hora do café da manhã, depois do almoço ou entre uma reunião e outra. Uma das formas mais práticas e rápida de consumi-lo é o café solúvel. O preparo é extremamente simples: misture água quente com o café e mexe. Outra combinação perfeita para o solúvel é misturar ao leite e obter a cremosidade do café com leite.

Sua história começou em 1901, data em que Satori Kako, químico japonês, radicado em Chicago (EUA), inventou um café em pó instantâneo, vendido na Exposição Pan Americana de Nova York. Décadas se passaram até que uma grande oportunidade surgiu, decorrente do excesso de café em estoque nos armazéns brasileiros, durante a crise mundial dos anos 30. Na ocasião, foi solicitado as empresas suíças que estudassem maneiras de transformar este café estocado em “cubos de café” e que mantivessem as qualidades do café por longos períodos e pudessem ser vendidos para o consumidor.

Em 1937, o químico Max Morgenthaler, da Nestlé desenvolveu uma solução, baseada em um pó de café que poderia ser dissolvido em água para consumo, com características similares as do café fresco. A Nestlé financiou a fabricação deste produto inovador, lançando o Nescafé em 1938, sucesso imediato na Europa e nos Estados Unidos. Consumido, principalmente, pelos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial devido à sua praticidade e facilidade na hora do preparo. No Brasil, o café solúvel chegou em 1953. Mas foi a partir da década de 1960, que começaram a surgir as produtoras aqui. Desde então, o Brasil é líder mundial de produção e exportação de café solúvel. Abaixo as principais formas de apresentação:

Spray Dried – Café solúvel em pó. Em seu processo de fabricação, extrato de café é submetido a altas temperaturas e pressão, aumentando a concentração do produto e o torna volátil. Em seguida, são realizadas a pulverização e exposição ao ar quente onde o produto perde a umidade e se converte em pó.

Aglomerado – Fabricado a partir do café spray dried que passa por um processo de aglomeração que une o pó e vapor com pressão e velocidade ideais para chegar na granulometria desejada. O produto final é uniforme e de fácil dissolução. 

Freeze dried / Liofilizado – Para obter este produto, o extrato de café é congelado a -40°C e, em seguida, passa pelos processos de moagem, secagem à vácuo e sublimação (direto do estado sólido para o gasoso). É um processo de desidratação do produto, que preserva suas qualidades aromáticas, gerando um café encorpado com qualidade superior.

Extrato de café – Oferecido no formato aquosos, é concentrado e utilizado como base para fabricação de bebidas e alimentos que contém café (food servisse, restaurantes e hotéis).

Óleo de café verde – É rico em triglicerídeos e ácidos graxos livres, além de conter compostos ativos como a vitamina B3. É obtido a partir da prensagem a frio dos grãos de café, sendo um produto versátil, utilizado pelas indústrias de alimentos e cosmética.

Para fortalecer o potencial de qualidade, variedade e tecnologia do produto a ABICS – Associação Brasileira das Indústrias de Café Solúvel – em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) lançam uma marca setorial para o café solúvel brasileiro para fomentar o mercado interno e expressar maior evidência ao mercado internacional – Crie & Curta (versão em inglês – “Explore&Enjoy”). Criado pela agência GAD, o conceito da marca tem como essência promover a experiência de consumo do produto, mostrando a variedade e a riqueza de possibilidades no uso em receitas. Um selo vai estampar as embalagens do produto exportados e os que ficam no mercado interno, assegurando a origem e qualidade.

“Nosso café solúvel está na liderança há mais de 50 anos, graças aos nossos compromissos honrados, levando um café de alta tecnologia, de qualidade e sempre cumprindo com os períodos de entrega. Temos mais de 25 certificações de controle de processos, qualidade, segurança alimentar, sustentabilidade e de categorias específicas como: orgânicos, kosher, halal, entre outros. São chancelas fundamentais para a conquista dessa liderança”, afirma Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics.

Para fomentar o consumo interno, o foco será demonstrar aos consumidores a praticidade e multiplicidade de uso do café solúvel. Ampliar o público consumidor, galeras amantes de trilhas, ciclismo, campings, pescaria, maratonas, esporte ao ar livre, entre outros. “Café solúvel é uma bebida energética e preparada de uma forma muito rápida. Queremos mostrar para o consumidor que este tipo de café tem vários sabores, inúmeras formas de preparo e de uso com grande versatilidade e praticidade”, complementa Aguinaldo.

Para atender os mercados nacional e internacional as indústrias de café solúvel estão cada vez mais investindo no Brasil. Três delas anunciaram investimentos em ampliação de processamento e na construção de novas unidades, na ordem do equivalente a R$ 1 bilhão de reais até 2022. Duas novas fábricas serão instaladas no estado do Espírito Santo: Cia Cacique e a multinacional de Singapura, Olam Coffee. Já a Cia Iguaçu, pertencente ao Grupo Marubeni Corporation Japan, ampliará sua capacidade em sua planta na unidade de Cornélio Procópio, Paraná. “O café solúvel é o 12° produto do agronegócio, faturando US$ 600 milhões de dólares por ano em divisas para o país, com a perspectiva de crescimento de 5% em volume e 2% em faturamento este ano”, ressalta o diretor.

Além dos investimentos, nos últimos anos, ocorreram várias aquisições no setor, que, na avaliação da Abics, aqueceram o mercado de solúveis. Marcas da Cia Iguaçu foram adquiridas pela maior indústria de café torrado do Brasil, a 3 Corações, e as marcas da Cia Cacique adquiridas pela então segunda maior indústria de torrado do país, a empresa JDE (Jacobs Douwe Egberts Coffee). Essas aquisições fortaleceram a capacidade de distribuição do produto pelo país. Há outras novidades como os lançamentos de produtos, com novos blends e embalagens, que prometem agitar o mercado, disponibilizados aos consumidores pela Nestlé – empresa líder de mercado interno de café solúvel – e pelas indústrias 3 Corações, JDE, Melitta, entre outras, além de empresas de cafeterias, como é o caso da Café Suplicy.

Abaixo os vídeos de manifesto e infográfico da ABICS:

 

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