As mudanças de hábitos de consumo e os novos desafios da alimentação fora do ar e do varejo

O uso crescente de novas tecnologias fez com que os hábitos de consumo, no Brasil e no mundo, se transformassem. Pensando nisso, a quarta edição da ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, promoverá uma atualização sobre o cenário atual e mostrará quais são as tendências do mercado. O evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo.

“O momento reflete um consumidor mais consciente e criterioso, por conta das sucessivas crises que vivemos no período (pandemia, inflação alta, baixos salários). De 2020 para cá, houve uma grande transformação nos hábitos de consumo, seja pela preferência pelo formato de delivery, seja no valor do ticket médio de cada pedido”, conta Fernando Blower, diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Entre 2010 e 2021, os aportes em foodtechs, por exemplo, ultrapassaram US$1 bilhão no Brasil, de acordo com o relatório Report Foodtech 2022 da gestora de investimentos Outcast Ventures. O crescimento financeiro também trouxe um recorde de participação na edição deste ano da ANUFOOD Brazil, que teve 300 expositores, dos quais 195 participando pela primeira vez, e mais de 900 marcas. Para 2023, 50% dos espaços já foram comercializados, sendo que 20% são representados por novas marcas que ganharam força com a pandemia nos últimos dois anos.

“Nesse contexto, a digitalização de negócios ocorre como um diferencial competitivo no setor, com o intuito de alcançar esse novo consumidor presente no ambiente digital e conectar o cliente fora da loja, buscando mais eficiência no relacionamento e, de modo geral, ter mais dados coletados pelo sistema para personalização de massa, assim se tornando um imperativo no segmento. Em outras palavras, o movimento garante que o cliente tenha a comida que ele quer, onde ele quer, na hora que ele quiser. Frase que já se tornou um bordão entre empresários do setor”, justifica o executivo.

“Temos uma excelente relação com a ANR, que é uma participante muito importante no evento. É muito bom poder contar com os principais nomes do setor de alimentos e bebidas na feira. Temos certeza de que trarão assuntos relevantes para serem debatidos e atualizações sobre o mercado. A presença deles também amplia o networking, encurtando as distâncias para quem procura soluções para seus negócios”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

A criação de lojas autônomas, o metaverso, aplicativos entre outras tecnologias tiveram um impacto para mudar os hábitos de consumo, embora não atinjam todo o público potencial que possuem. O setor, que é amplo, ainda enfrenta dificuldades para ter uma estrutura que condense todas as inovações para oferecer aos clientes.

“Nessa conjuntura de transformações, a ANR vem auxiliando seus associados por meio de comitês informativos, workshops e parcerias com empresas que instiguem a conversão digital. No caso de aplicativos, já vemos uma grande modificação no setor a fim de acompanhar a jornada do cliente e reduzir as barreiras entre o digital e o presencial no setor. Nas demais inovações citadas, elas destinam a marcas específicas no setor que possuem um público segmentado e habituado com o uso dessas ferramentas; aos demais clientes, o delivery via redes sociais ou plataformas já reconfigurou a lógica do food service, propiciando a chegada de novas modalidades de serviço e trabalho, como as dark kitchens”, finalizou Blower.

Atrações confirmadas na ANUFOOD BRAZIL 2023:
• Espaço Descobertas – Espaço reservado para apresentar as novidades de 50 marcas locais;
• 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro;
• Açougue de Primeira – Workshop para Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes;
• Expo Supermercados – Um Supermercado Modelo montado dentro de um espaço de 165m2;
• Congresso ANUFOOD Brazil – Organizado pela FGV Europe e GV Agro, abordará temas mais relevantes para toda a cadeia de valor do setor de alimentos e bebidas;
• IV Encontro ABRASEL – ESBRE – Debates e discussões com os experts do setor de bares e restaurantes;
• Boteco Saudável – Realizado pela Abrasel-SP que também promoverá o 1° Concurso para escolha do Melhor Petisco Saudável;
• Prazeres de Bar – Promovido pela Abrasel-SP trará novidades e conteúdos do setor de Bebidas Alcoólicas com pavilhão exclusivo de 90m²;
• Orgânicos em Movimento – Pavilhão das indústrias nacionais com produtos orgânicos;
• EMBRAPA – Como parceira estratégica em que além do estande, organizará uma programação de conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor de alimentos e bebidas.
• Feira NEUTRA em Carbono – Parceria com Abrarastro e AgroCarbo360 para ser a 1° feira do setor no Brasil com selo de emissões baixas em Carbono.

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.

 

Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Mais informações: https://www.anufoodbrazil.com.br

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *