ARTIGO CARACTERIZA O DESPERDÍCIO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS NO VAREJO SUPERMERCADISTA

O artigo Caracterização do desperdício de frutas, legumes e verduras no varejo supermercadista, é parte da dissertação da Mestranda em Sustentabilidade pela USP, Stella Domingos, sob orientação da Dra. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias.

Publicado originalmente na revista Recodaf (v. 8, n. 2, 2022), o artigo trouxe os resultados da mensuração direta dos produtos descartados, no período de dois dias em cada um dos supermercados participantes da pesquisa, sendo o maior descarte verificado para as frutas, seguidas pelos legumes e verduras. Esses são alimentos altamente sensíveis e percorrem um longo caminho até a chegada aos supermercados e casa do consumidor, o que contribui para o desperdício.

Apesar de ocorrer desperdício em toda a cadeia de produção, o varejo supermercadista possui um papel relevante por ser considerado um elo entre os consumidores e a cadeia de alimentos e pode contribuir para a redução do descarte de alimentos. Para a prevenção do desperdício, entretanto, é necessário investigar as causas e a mensuração do volume pode contribuir para evidenciar esse problema na cadeia de alimentos.

O artigo na íntegra pode ser lido na aba Observatório/Ações de Mitigação da Higiene Alimentar.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *