Nos últimos anos a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária trouxe uma série de mudanças para os modelos e processos regulatórios a serem adotados em todos os setores da indústria de alimentos. A afirmação foi feita pela diretora do órgão regulador, Alessandra Bastos, durante o quarto painel do Congresso ANUFOOD, que acontece durante a segunda edição da ANUFOOD Brazil — Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas.
Alessandra afirmou que, apesar das atualizações realizadas, a instituição tem empenhado esforços para compreender como o mundo está regulando alimentos e bebidas e continua buscando novas formas de garantir sua segurança, eficácia e qualidade. “Buscamos uma convergência internacional na área da regulação sanitária, respeitando as particularidades de cada país, com todas as suas características políticas, econômicas, sociais, culturais e geográficas. Sem essa convergência, a segurança alimentar em todo o mundo fica comprometida”, declarou.
Segundo Alessandra, o foco atual da agência é a avaliação de eficácia e segurança, agenda regulatória e comunicação com atores internos e externos. “Meu desejo é que nos sentássemos em uma mesa redonda, sem lados, para discutirmos o que de fato é importante para o setor. Mas, de qualquer forma, agradeço às contribuições que vocês fizeram para avançarmos na agenda regulatória”, afirmou.
A Anvisa é, ainda de acordo com a diretora, reconhecida nacionalmente e internacionalmente como referência em regulação no trato da vigilância sanitária.
Fonte: 2PRÓ Comunicação
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- PESQUISA REVELA POTENCIAL DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DE BRASÍLIA NO COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR - 19 de dezembro de 2024
- COMER BEM É UM DESAFIO MAIOR PARA OS MAIS POBRES - 16 de dezembro de 2024
- “RUMO A UM MARCO REGULATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS” - 11 de dezembro de 2024