Adubo fosfatado e a segurança alimentar

Por Valter Casarin, engenheiro agrônomo da iniciativa Nutrientes para a Vida.

A segurança alimentar no mundo é dependente do uso de fertilizantes. Essa dependência se dá especialmente com os fosfatados, feitos de um recurso limitado, o minério de fosfato.

O fósforo é um elemento químico que constitui um nutriente essencial para todos os organismos vivos: não pode ser substituído por outro. Na agricultura moderna, é essencial manter um alto nível de produção nos sistemas agrícolas.

Desde o século 20, o fluxo de fósforo no meio ambiente quadruplicou, enquanto seu uso produz alimentos suficientes para atender a altos níveis de crescimento populacional. O fósforo extraído de rochas ricas em fosfato tem sido a principal fonte de fosfato para fertilizantes e suplementos alimentares para animais. A maior parte dos depósitos de fosfato conhecidos estão localizados no norte da África (64%), nos Estados Unidos (15%) e na China (6%).

Embora as reservas durem vários séculos, a produção diminuirá em algum momento e esse declínio na oferta deverá ser gerenciado. São necessários métodos mais eficientes para usar fertilizantes e encontrar maneiras de recuperar o fósforo. A recuperação de águas residuais já é eficaz em muitas regiões do mundo nas quais existem estações de tratamento de águas residuais.

Apenas uma parcela dos fertilizantes utilizados é absorvida pelas lavouras, a maior parte permanece em reserva no solo. O uso agrícola eficiente de fertilizantes fosfatados é uma forma de melhorar o aproveitamento pelas plantas. Manejar corretamente o fertilizante fosfatado, usando a quantidade certa, no local certo e no momento certo.

O controle de erosão por meio de práticas conservacionistas do solo também pode contribuir para melhorar o aproveitamento do fertilizante, evitando a poluição de lagos e rios.

Os solos tropicais, como é o caso do Brasil, possuem quantidades insuficientes de fósforo para o rendimento máximo das culturas. Assim, levar a aplicação de fertilizante com fósforo em consideração é o caminho para a manutenção da segurança alimentar. Com boas práticas de uso eficiente de fertilizantes teremos a aplicação de fósforo com responsabilidade social e ambiental.

Daí a importância das iniciativas como a Nutrientes Para Vida (NPV), cuja missão é informar a população sobre a importância dos nutrientes para as plantas e para os seres humanos. Sua atuação está baseada em informações científicas, de forma a explicar o papel essencial dos fertilizantes na segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade do alimento produzido. O uso do fertilizante está alicerçado nos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *