O imponderável tomou conta desse ano…
Ao iniciarmos 2020, cheios de planos e esperanças, fomos pegos de surpresa pela pandemia de COVID-19, que mudou completamente os rumos. Porém, a vida não pára. Uma das características notórias de nossa espécie é a resiliência, a capacidade de adaptação diante de situações adversas. Apesar do vivenciado no dia-a-dia, a ciência é um dos principais meios de superarmos as crises, e através dela superaremos mais essa.
Há 38 anos, em 1982, a Revista Higiene Alimentar surgiu com o intuito de ser um ponto de encontro entre toda a cadeia de alimentos, do estudante às grandes organizações, servindo de local de compartilhamento de informações. Nesses anos, acompanhamos diversas crises de diferentes naturezas. Em meio a essa, uma das mais significativas da história recente, retomamos nossas atividades. Agora, contamos a vocês um pouco de tudo o que aconteceu ao longo de 2020 na Higiene Alimentar.
Iniciamos 2020 realizando nosso maior objetivo – voltar com a revista científica. Para isso, ela transformou-se em formato digital, passou por trâmites de regularização perante a ABEC, ISSN, reativação junto a bases de dados e demais procedimentos. Hoje, ao publicar o artigo conosco ele já sai inclusive com DOI – identificador digital exigido em diversos meios. Em paralelo, está em digitalização o acervo impresso para livre acesso, um processo contínuo que leva tempo por conta do número de edições da revista. Porém, já é possível acessar a maior parte das edições.
Está em trâmites finais o cadastro da revista no sistema SciELO, o que beneficiará a todos os autores pois aumentará a capilaridade de seus artigos.
A revista, quando criada, tinha como um de seus nortes ideológicos ser um canal que incentivasse o aluno a publicar seus trabalhos, ingressando assim no meio científico. Dessa forma, buscando mitigar essa ideologia, criamos o Projeto Jovens Pesquisadores, onde alunos de graduação recebem atenção especial para publicar sua pesquisa de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso sem trata-los como “café com leite”. O trabalho recebe uma atenção e orientação especial do corpo editorial no processo de avaliação e, quando aprovado, é publicado na mesma categorização dos demais artigos da edição e ainda fica em destaque na seção “Jovens Pesquisadores”.
Na busca em auxiliar no aprimoramento profissional colocamos no ar nossa Livraria – loja online com diversos materiais técnicos escolhidos a dedo. Os preços são os mais acessíveis possível diante das possibilidades e buscamos continuamente materiais relevantes e possibilidades de oferecermos vantagens a nossos assíduos seguidores.
Quanto a eventos foi um ano completamente atípico. Iniciamos realizando em fevereiro em parceria com o Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos o curso “Elaboração e implantação de programas de autocontrole em indústrias de alimentos”, contando com os palestrantes os médicos veterinários Fernando Fernandes, auditor federal agropecuário DIPOA/MAPA, e Ricardo Moreira Calil, auditor federal agropecuário DIPOA/MAPA – aposentado. Após, acompanhamos e apoiamos diversas semanas acadêmicas e demais eventos que aconteceram por meio remoto.
A Higiene Alimentar permeou também pelas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube, com a loja online disponível também nas duas primeiras (clique no nome da rede para acessar nosso perfil e seguir).
Falando em redes sociais, um grupo de médicos veterinários, dentre eles nosso editor adjunto André Luiz Assi, coordenou projeto lançado na semana do médico veterinário, em setembro, que consiste em coletânea de vídeos curtos de profissionais explicando as possibilidades de atuação desse profissional dentro do conceito de Saúde Única. Você pode visualizar esses vídeos clicando aqui. (Você tem ideias parecidas e gostaria de apoio? Fale com a gente!)
E isso foi só um resumo! Para um ano tumultuado você imaginava que aconteceu tanta coisa?!
Gostaríamos de agradecer a todos os amigos, parceiros, seguidores que fizeram parte de nossa história esse ano! Reafirmamos nossos compromissos em ser um ponto de encontro do setor de alimentos em 2021 e, em breve, traremos mais novidades e vantagens!
Um grande abraço e Feliz 2021 a todos!
Parabéns à Equipe da Higiene Alimentar e a volta da revista científica. Em especial ao pioneirismo do Professor Panetta que, desde 1982 vem contribuindo com a divulgação da ciência na área de alimentos. E agradecimentos ao editor adjunto André Luiz Assi, pelo trabalho árduo e incansável de curadoria. Desejo que 2021 traga saúde, sucesso e alegria para todos!
Agradecemos ao carinho! Sabe que ele é reciproco Dra. Ellen! Um 2021 fantástico!