NOVO RELATORIO DA FAO APONTA PARA AUMENTO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR NA AMERICA LATINA

De acordo com o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2022, mais 4 milhões foram empurrados para a fome entre 2020 e 2021 na América Latina e no Caribe. Essa desaceleração ocorre após um aumento já desanimador de 9 milhões de pessoas entre 2019 e 2020, com o número de pessoas subalimentadas atingindo um total de 56,5 milhões em 2021, 8,6% da população.

O SOFI é uma publicação conjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O novo relatório da ONU afirma que, do número total de pessoas desnutridas em 2021 (823 milhões), mais da metade vive na Ásia, mais de um terço na África, enquanto a América Latina e o Caribe respondem por 7,4% da subalimentação global.

A insegurança alimentar continuou a piorar na América Latina e no Caribe, impulsionada em grande parte pela América do Sul, embora a deterioração tenha diminuído após um aumento relativamente acentuado da insegurança alimentar em 2020.

Nessas regiões, em 2021, 40,6% da população (268 milhões de pessoas) enfrentava insegurança alimentar moderada ou grave – um aumento de 1,1 ponto percentual desde 2020. A insegurança alimentar grave afetou 93,5 milhões de pessoas em 2021, depois de subir 1,4 ponto percentual, para 14,2% – um aumento de quase 10 milhões de pessoas a mais em um ano e quase 30 milhões a mais em comparação com 2019.

Além de apresentar atualizações sobre a situação da segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, a edição de 2022 do relatório The State of Food Security and Nutrition in the World (Sofi) inclue as estimativas mais recentes do custo e acessibilidade de uma alimentação saudável e analisa maneiras pelas quais os governos podem redirecionar seu atual apoio à agricultura para reduzir o custo de alimentos saudáveis, levando em consideração a disponibilidade limitada de recursos públicos em muitas partes do mundo.

Fonte: FAO Brasil

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *