Para acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital, todos os professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP têm acesso desde o início do mês de agosto à plataforma PressReader, catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.
O contrato com a USP foi viabilizado por meio da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) e vale até o dia 27 de julho de 2021. “A ideia é promover acesso à informação de qualidade principalmente entre os estudantes, acostumados a acessar informação em formato digital. É mais uma oportunidade para que se mantenham atualizados”, destaca Elisabeth Dudziak, da área de comunicação científica e divulgação de recursos de informação da Agência Aguia. “Para a Universidade, a assinatura dessa ferramenta gera economicidade e potencializa o acesso às publicações de divulgação geral a um maior número de pessoas, que podem ler jornais e revistas não apenas nas bibliotecas, como também em outros locais, de acordo com sua conveniência e preferência”, explica Elisabeth.
Pela plataforma, é possível fazer pesquisas por título da publicação, país, idioma ou categoria, com 28 temas em destaque, em edições atuais ou anteriores. O usuário também pode customizar seu perfil para acessar rapidamente as publicações de sua preferência, especificar temas, palavras-chave, seções e até os repórteres que pretende acompanhar. Por exemplo, o usuário pode estabelecer que apareça em sua página inicial todas as notícias sobre a covid-19, em língua inglesa, publicadas em jornais (confira no quadro abaixo como acessar a plataforma).
Entre as publicações nacionais disponíveis, estão na plataforma Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Isto É. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World e Popular Science são exemplos de publicações estrangeiras.
Para maiores informações, clique aqui.
Fonte: Jornal na USP
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