No dia 7 de junho foi comemorado o Dia Mundial da Segurança de Alimentos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2019 como forma de chamar a atenção para a importância do consumo de alimentos seguros.
A ONU estima que uma em cada dez pessoas adoece após consumir alimentos contaminados. Por ano, pelo menos 420 mil mortes relacionadas ao consumo de alimentos são registradas. As crianças com menos de cinco anos são as mais atingidas.
A criação desta data comemorativa faz parte da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que começou a ser elaborada em 2015. Com o estabelecimento deste marco, o objetivo é promover a discussão sobre os temas, trazendo informações e gerando debates para a promoção de soluções.
O tema da data este ano é “Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos”. O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, pontua que esta é a mesma forma que o Fundesa procura comunicar a importância das questões de sanidade animal. Se todos assumirem suas responsabilidades por ações ligadas à produção e consumo de alimentos, teremos rebanhos e pessoas mais saudáveis”, afirma.
E para encerrar: você sabia que segurança dos alimentos e segurança alimentar tem significados diferentes? O primeiro trata sobre cuidados nos processos, manuseio e consumo de alimentos. E segurança alimentar trata sobre a garantia de acesso a alimentos por toda a população de uma nação.
Fonte: Thais D’Avilia Produtora de Conteúdo Ltda
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- PROTEÍNAS SUSTENTÁVEIS DAS ALGAS MARINHAS PODERÃO ESTAR NO SEU PRATO - 19 de novembro de 2024
- TESTAGEM RÁPIDA DO VERMELHO-CONGO PARA PRESUMIR ADESÃO DE PSEUDOMONADAS APÓS EXPOSIÇÃO À IRRADIAÇÃO DE LED AZUL (460 NM) - 14 de novembro de 2024
- CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE IOGURTE PRODUZIDO COM FARINHA DE BAGAÇO DE MALTE E Lactcaseibacillus casei - 11 de novembro de 2024