Conselho de Nutricionistas participa de Consulta Pública sobre Alimentação Escolar em SP

Secretaria da Educação convoca entidades e população para contribuir com o cardápio de 2020 da rede Estadual

O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS vai participar da Consulta Pública da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na próxima quarta-feira, 08/01, que objetiva debater com a sociedade e os gestores públicos propostas para melhoria do serviço de Alimentação Escolar das escolas estaduais de São Paulo.

A iniciativa do Governo do Estado tem a finalidade de coletar informações e sugestões para o cardápio da rede estadual de ensino em 2020. Para Denise Hernandez, presidente do CRN-3, a contribuição da população e dos profissionais da Nutrição nestas reuniões de escuta é fundamental para fomentar as ações de promoção à alimentação saudável e combate à obesidade desde a infância.

“Os gestores da Secretaria da Educação e os Nutricionistas envolvidos no planejamento da Alimentação Escolar devem propor melhorias no cardápio, nas receitas e na escolha dos insumos baseados na experiência dos alunos e pais que compõem as comunidades escolares atendidas”, ressalta a Nutricionista.

Alimentação Escolar
A Alimentação Escolar nos Estados e Municípios é financiada também com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal. “É importante que a população conheça seus direitos e saiba os canais corretos para reivindicar melhores serviços públicos. A Secretaria Estadual divulga os cardápios em seu site durante o ano, e também é dever dos cidadãos acompanhar se as refeições planejadas estão sendo executadas nas escolas”, explica Denise.

Planejamento de cardápios: conhecer a realidade de cada escola é fundamental
Outros desafios dos gestores e dos Nutricionistas que participam do planejamento dos cardápios são conhecer a realidade de cada escola e viabilizar a logística para o fornecimento de uma alimentação balanceada. “O Estado de São Paulo é muito diverso. Para que o poder público possa tomar as medidas que resultem em refeições com alto valor nutricional para toda a rede, é fundamental ouvir da população quais são as dificuldades no território e quais são os hábitos alimentares na região”, finaliza Denise Hernandez.

Serviço:
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP
TEMA: CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM 20207
LOCAL: SEDE DA SECRETARIA, PRAÇA DA REPÚBLICA, SÃO PAULO-SP
HORÁRIO: 9H ÀS 12H
OBS: ABERTO AO PÚBLICO, COM PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL

Fonte: Secretaria da educação de São Paulo.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *