Embalagens inteligentes facilitam a vida do consumidor e reduzem custo da indústria

Com a utilização da Internet das Coisas e de novas tecnologias, envase de produtos ganha mais importância numa sociedade que se preocupa com a sustentabilidade do planeta.

A sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a indústria 4.0 podem revolucionar a ideia que temos das embalagens dos produtos. Pesquisas e iniciativas bem sucedidas mostram que aquilo que está sendo chamado de embalagem inteligente vai muito além da praticidade e da facilidade de uso pelo consumidor. Hoje já existem empreendedores que buscam na Internet das Coisas (IoT na sigla em Inglês) soluções para os problemas da destinação dessas embalagens. Por outro lado, pesquisadores estudam materiais que garantam degradação mais rápida e, até mesmo, auxílio ao consumidor na preservação de alimentos, por exemplo.
Liderada pela professora Carmen Tadini, uma equipe da USP está usando equipamentos semi-industriais para transformar os resultados dos experimentos em produtos reais. Tornando, aos poucos, em realidade embalagens sustentáveis principalmente as feitas de material orgânico e/ou recicláveis, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos, podendo ser medidos por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.

“Antes, as embalagens que desenvolvíamos eram feitas apenas para a pesquisa, em pequenas quantidades. Agora, apesar de ser um equipamento de laboratório, ele pode ser considerado como uma estação de trabalho, que analisa inúmeros parâmetros do processo de produção em larga escala,” afirmou Carmen.
Para desenvolver embalagens resistentes em larga escala a preços competitivos, os pesquisadores estão trabalhando em três linhas: uma embalagem mais biodegradável do que as comuns, embalagens com substâncias capazes de interagir com o alimento para prolongar sua vida de prateleira – as chamadas embalagens ativas – ; e embalagens com mecanismos que possibilitam detectar processos de deterioração – as chamadas embalagens inteligentes.

As embalagens de papel reciclado também são sustentáveis. Elas são desenvolvidas com a finalidade principal de proteger utensílios que precisam ser carregados. Entre os benefícios das embalagens de papel reciclado estão a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas. Outra vantagem é a energia economizada. Porém, a cada nova reciclagem, o papel perde a qualidade e possibilidade de ser reciclado.

Fonta: 2pro.

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *