DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PERDA E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Neste 29 de setembro, Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, a FAO e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertaram que a redução desses números é essencial para melhorar a segurança alimentar, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.

O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, reforçou a necessidade de mais financiamento para combater esse problema e promover uma distribuição mais equitativa dos recursos alimentares.

Segundo o chefe da agência da ONU, ao reduzir a perda e o desperdício de alimentos, os países e as comunidades podem se beneficiar da melhoria da segurança alimentar, do acesso a dietas saudáveis e da redução da desnutrição, ao mesmo tempo em que diminuem suas pegadas de gases de efeito estufa.

Reduzir desperdício para reduzir fome

De acordo com um levantamento da FAO, para o período de 2024 a 2033, espera-se que, ao reduzir pela metade a perda e o desperdício de alimentos, as emissões globais de gases de efeito estufa na agricultura caiam 4%. O número de pessoas subnutridas deverá diminuir para 153 milhões até 2030.

Para isso, é necessário aumentar os investimentos no clima e reprojetar e ampliar os sistemas de armazenamento para reduzir as perdas de alimentos no início da cadeia de suprimentos, principalmente nas economias de baixa renda.

Segundo o diretor-geral da FAO, aumentar a conscientização pública e a educação do consumidor também é fundamental.

Fonte: ONU News, set/2024

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *